“Bora Combinar!”: Instituto de Pesquisa da FMT-HVD lança campanha sobre PrEP

Publicado em

Com o slogan Bora Combinar, o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), lança nesta segunda-feira (12/07) uma campanha para fortalecer as ações de divulgação e disseminar conhecimento sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), em Manaus.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste no uso diário, de um único comprimido de medicamento antiviral. A profilaxia, gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é eficaz e oferece grau de proteção contra o HIV superior a 90%, quando tomado regularmente. 

A campanha foi integralmente construída a partir da contribuição de parceiros, educadores de pares e representantes da comunidade LGBTQIA+, buscando aproximar e levar conhecimento sobre as estratégias de prevenção combinada.

A PrEP é indicada para grupos vulneráveis e/ou pessoas mais expostas ao risco de infecção – homens que fazem sexo com homens, população transgênero, profissionais do sexo e casais sorodiferentes (quando uma pessoa vive com HIV e a outra não).

A equipe do projeto desenvolveu materiais educativos para as redes sociais, materiais impressos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), podcast e espalhou outdoors pela cidade. Também fazem parte da ação o website www.prepmanaus.com.br, um minidocumentário e um curso de capacitação para profissionais e estudantes da área da saúde.

 “Em paralelo, buscamos aumentar a testagem e o diagnóstico para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, contribuindo também para o tratamento adequado e redução da transmissão”, explicou a médica infectologista da FMT-HVD e coordenadora do projeto, Maria Paula Mourão.

Em Manaus, a PrEP está disponível na FMT-HVD, no bairro Dom Pedro, e na Clínica de Saúde da Família Raimundo Franco de Sá, no bairro Nova Esperança. “Nós convidamos a população a acompanhar a campanha, conhecer a PrEP e verificar, com o apoio de um profissional de saúde, se essa é uma estratégia de prevenção que se encaixa nos planos de autocuidado de cada um”, disse a médica.

O projeto é financiado pela da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Redes sociais 

A ação conta materiais educativos para as redes sociais que serão divulgados nos perfis do IPCCB (@ipccb), panfletos sobre PrEP e outras IST e outdoors, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

“Temos uma equipe multidisciplinar de profissionais das áreas da saúde, da educação, da comunicação, bem como líderes de movimentos sociais e representantes da comunidade LGBTQIA+, buscando desenvolver uma linguagem acessível e atual para nossa população alvo”, destacou Maria Paula Mourão.

Minidocumentário 

Também como parte da campanha, o minidocumentário “PrEP – Bora combinar” relata histórias de oito pessoas com idade, profissões e orientações sexuais distintas, que relatam suas experiências com o uso da PrEP. Os relatos desmistificam o uso do medicamento e naturalizam o diálogo sobre o tema.

O curta, que deve ser lançado ainda este mês, será disponibilizado online pelo site www.prepmanaus.com.br.

Capacitação 

O projeto também conta um curso de capacitação sobre prevenção combinada direcionado a profissionais e estudantes da saúde. O treinamento tem como objetivo apresentar as principais IST, relacionando a sua incidência ao diagnóstico e prevenção; descrever os riscos do HIV associado aos benefícios da PrEP e da Profilaxia Pós-Exposição (Pep); demonstrar os benefícios do atendimento humanizado para otimizar o acesso à PrEP; além de desenvolver estratégias para melhorar e ampliar os meios de comunicação, acesso e aceitabilidade do uso da PrEP.

Dividida em dez unidades de estudo, a capacitação, on-line e assíncrona, disponibilizará certificado de 40 horas aos participantes que finalizarem as aulas. O treinamento conta com parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O curso será disponibilizado em breve no site www.prepmanaus.com.br.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

LeBron ou Jordan? Jogadores da NBA escolhem maior de todos os tempos

Quem é o melhor de todos os tempos da...

Festa com nudez e ‘simulação de sexo’ em Campinas ameaça vereadora do PT e fustiga aliado de Tarcísio

Uma festa promovida por um movimento cultural de apoio...

Seis cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus

Seis cachorros foram resgatados dentro de uma caixa no...

Justiça acata pedido da defesa e adia julgamento sobre júri popular do Caso Bruno e Dom

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou,...
%d blogueiros gostam disto: