O Prefeito “atleta” da cidade de Manaus, David Almeida se diz um dos principais apoiadores dos esportes na região. Almeida tem como promessa do plano de governo construir ciclovias e instalar bicicletários na capital; mais da metade de seu mandato passou, e nada aconteceu.
Talvez você já tenha visto essa frase espalhada pela cidade de Manaus. “CADÊ AS CICLOVIAS SR. PREFEITO?”.
Nos últimos dias, ciclistas espalharam nas principais avenidas de Manaus cartazes cobrando a promessa da construção de ciclovias do gestor municipal. Uma estratégia para tentar chamar atenção do prefeito, uma vez que, muitos, o consideram inacessível. Já David Almeida pouco fala sobre o assunto, mas está priorizando a ciclovia na Ponta Negra.
Mas, será que só existe a Ponta Negra na cidade de Manaus, David Almeida? O que vai acontecer com as demais ciclovias que você prometeu? Vai empurrar mais essa promessa com a barriga e fingir que nada aconteceu?
Construir ciclovias e instalar bicicletários
A promessa de governo prevê a construção da rede cicloviária de Manaus (ciclovias e ciclofaixas); a instalação de bicicletários e paraciclos nos terminais de integração; a formação de parcerias com a iniciativa privada para incentivar a prática do ciclismo como meio de transporte; e a elaboração de um projeto de sinalização de ciclovias e ciclofaixas.
A realidade é que, nenhuma ciclovia foi construída no primeiro ano do mandato, em 2021. Além disso, também não foi instalado nenhum bicicletário nesse período. A prefeitura desativou a ciclofaixa da Avenida Coronel Teixeira a pedido do Ministério Público. Com a medida, as três pistas da avenida que tinham sido estreitadas para a instalação da ciclofaixa voltaram às medidas originais.
O MP e a prefeitura assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa a construção de uma ciclovia no outro lado da pista, com mão e contramão. O projeto da obra era para ter sido enviado pelo gestor municipal ao MP em janeiro de 2022, mas só foi encaminhado em julho, após pressão do MP.
Até o momento não foram instalados bicicletários e paraciclos em terminais. E também não foram feitas parcerias para incentivar a prática do ciclismo. Muito menos, projetos de sinalização.
Quando tudo isso será concretizado? Só o Prefeito de Manaus, David Almeida pode responder, já que o assunto é de interesse público.
O Primeiro Portal deixa o espaço aberto para o pronunciamento do gestor municipal.