Vereador demonstrou que gestão municipal de Manaus descumpriu determinações do MP-AM e do TCE-AM
O vereador Capitão Carpê (PL) expôs, em pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (3), falhas no sistema de presença dos servidores de saúde municipais da Prefeitura de Manaus e promessas não cumpridas pelo prefeito de Manaus David Almeida (Avante).
Segundo o vereador, a Prefeitura descumpriu a determinação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para implementar o ponto eletrônico na rede municipal de saúde.
O sistema para registro dos profissionais de saúde em toda a rede municipal de Manaus se dá através de um ponto manual, registrado em um caderno de presenças totalmente suscetível a fraudes.
A situação também levou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) a investigar possíveis fraudes na presença de médicos da Maternidade Moura Tapajóz, que estariam apresentando atestados falsos para atender na rede particular de saúde.
“O prefeito prometeu em 2022 e esse ano aqui nesse parlamento a implementação do ponto eletrônico e simplesmente não cumpriu, agora vemos as consequências de um sistema falho e arcaico, que leva a população a sofrer com falta de atendimento” explicou.
Maternidade
O vereador citou como exemplo da falta de controle das presenças na Maternidade Moura Tapajóz, onde flagrou em 2023 médicos que não estavam presentes, mas que haviam assinado antecipadamente suas presenças.
O parlamentar concluiu afirmando que apresentará requerimento para saber o andamento das investigações e as providências que a Prefeitura de Manaus tem adotado para sanar o problema.
*Com informações da Assessoria / Foto; Assessoria