Casarão da Inovação Cassina irá sediar a maratona ‘Manaus Visão Hack 2021’

Publicado em

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, realizará a maratona “Manaus Visão Hack 2021”. O evento, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto, terá seu lançamento na próxima quarta-feira, 28/7, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus.

Marcely Gomes / Arquivo Semcom

Com base no tema “Cidades Inteligentes” e sob formato de Hackathon, o projeto prevê a realização de um conjunto de ações, que possuem a finalidade de prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para algumas áreas estratégicas da administração pública municipal e colaborar com a formação de lideranças e de profissionais das áreas de tecnologia e inovação na cidade de Manaus.

O público-alvo do projeto é composto por pessoas com o perfil empreendedor, compreendendo diferentes formações e experiências. A proposta é mobilizar indivíduos de diversas áreas, especialmente aqueles que atuam com inovação tecnológica e jovens que desejam criar negócios de base tecnológica (startups), entre eles, profissionais ligados ao desenvolvimento de software, designers, empreendedores e demais interessados por temas sensíveis a administração pública e que queiram contribuir para a solução de desafios existentes na cidade de Manaus.

O Instituto Visão Amazônica dará aos participantes suporte e orientação durante o processo criativo, além do acesso a mentorias e palestras. Na ocasião, eles serão agrupados em equipe e terão 48 horas ininterruptas para desenvolver soluções que poderão ser, por exemplo, um aplicativo ou uma página da web.

Além deste evento, serão oferecidas 475 vagas em cursos de capacitação em 4 áreas de inovação e indústria 4.0, são elas: Gestão de Propriedade Intelectual, Blockchain (bases de registros e dados); Automação (teste de software) e Designer de Interface Mobile.

Sobre o Instituto Visão Amazônica

Fundado em 1992, na cidade de Manaus, sob a denominação de Instituto Superior de Ensino e Pesquisa Visão Amazônica (Iepevam) – instituição sem fins lucrativos – tendo como objetivo contribuir com a sociedade por meio do oferecimento de ensino técnico e profissional sustentado em valores humanistas. O instituto apresenta o projeto “Manaus Visão Hack”, com recursos oriundos de emenda parlamentar em parceria com a Semtepi.

O que é Hackaton

A palavra Hackathon vem da mistura de duas outras palavras: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona. Traduzindo o conceito para o português, Hackathon é uma maratona de programação que movimenta toda a área de tecnologia e reúne desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação, com o intuito de, em um curto período de tempo, podendo durar dias, criarem soluções inovadoras para algum problema específico.

Confira a Programação:

28/7 – Lançamento da maratona Manaus Visão Hack 2021

2/8 – Abertura das inscrições do Manaus Visão Hack 2021 (Hackathon)

22/8 – Encerramento do período de inscrições do Manaus Visão Hack 2021 (Hackathon)

27/8 – 1º dia de evento (Hackathon): recepção dos participantes, apresentação do desafio e sorteio dos temas por equipe; início da maratona hackathon.

28/8 – 2º dia de evento (Hackathon): entrega do resumo estruturado dos produtos e entrega do mapa de funcionalidade.

29/8 – 3º dia de Evento (hackathon): entrega parcial de códigos, documentação, MVP, apresentação dos Picths para comissão julgadora e encerramento.

15/9 – Cerimônia de premiação dos vencedores do Manaus Visão Hack 2021 (hackathon).

*Com informações assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Céline Dion desabafa sobre síndrome em novo doc: “Tem sido uma luta”

Céline Dion apareceu publicamente na estreia do seu documentário I...

TJAM rejeita ação e mantém leis que proíbem sacola plástica no Amazonas

Os desembargadores do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas)...

‘Prédio do Neymar’ em SC ganha mais 13 metros com pináculos e volta a ser o mais alto do país, aponta lista

Um prédio residencial de 81 andares em Balneário Camboriú, no...

PL fica com R$ 886,8 milhões e PT com R$ 619,8 milhões do Fundo Eleitoral

 O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou os valores do...
%d blogueiros gostam disto: