Casos de Covid e Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram detectados durante ação de saúde no Sambódromo, em Manaus. O levantamento foi feito pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) nos dois dias do desfile das escolas de samba, entre sexta-feira (17) e sábado (18).
Segundo a FVS-AM,foram realizados 49 testes para detecção de Covid-19, dos quais 44 apresentaram resultado negativo e 5 apresentaram resultado positivo. Também foram realizados 117 testes para detecção de ISTs, em que 116 apresentaram diagnóstico negativo e 1 teve resultado positivo.
Foram 23 atendimentos realizados, sendo 17 no Sambódromo e 6 no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, na Zona Oeste da capital, que é a unidade de retaguarda para o evento. Dos 23 atendimentos, são 11 trabalhadores do evento e 12 brincantes da festa. Todos são moradores de Manaus.
Dos 23 atendidos, 12 têm três doses de vacina contra a Covid-19, 5 têm quatro doses, 3 têm duas doses e 3 não informaram o status vacinal. São 13 homens e 10 mulheres, com idades entre 15 e 64 anos.
Foram 4,7 mil pessoas atendidas nas ações de prevenção à saúde e 17 mil preservativos distribuídos.
Sintomas clínicos
As pessoas atendidas apresentaram Síndrome Gripal, com sintomas de mal-estar, dor de cabeça, febre, tontura, falta de ar, pressão alta, desmaio, dor torácica, embriaguez e delírio. Foram realizados os serviços de atendimento médico e de enfermagem, além de aferição de pressão arterial.
Para o monitoramento, a FVS-RCP executa as ações de Vigilância em Saúde para eventos de massa. Técnicos atuam identificando ocorridos de saúde relacionados à programação realizada no Sambódromo de Manaus. Os atendimentos são realizados no sambódromo ou no SPA do Alvorada.
*g1 Amazonas