CGU derruba sigilo de 100 anos e manda Exército liberar processo sobre Pazuello

Publicado em

A Controladoria-Geral da União (CGU) deu dez dias ao Exército para retirar o sigilo de cem anos do processo administrativo que envolveu o general da reserva e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL-RJ). Em 2021, ele participou de um ato político ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, contrariando o código de conduta das Forças Armadas que impede a participação de militares em eventos de caráter partidário sem autorização do Comando do Exército.

“O órgão recorrido [Exército] deverá disponibilizar, no prazo de 10 [dez] dias a contar da publicação desta decisão, o acesso ao inteiro teor do procedimento disciplinar requerido, com o tarjamento, estritamente, de informações pessoais e dados biográficos inerentes a aspectos da vida privada do titular constantes nos autos, tais como: CPF, número de identidade, endereços físicos e de correios eletrônicos, assinaturas etc.”, diz o despacho da CGU.

Ainda durante o governo Bolsonaro, por conta da violação do código de conduta, foi instaurado um processo administrativo, mas Pazuello acabou absolvido. Desde então, o Exército vinha se negando a dar acesso ao resultado da apuração sob a alegação de que se tratava de uma questão pessoal que, por lei, deveria ficar protegida por cem anos. 

*R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Amazonas conquista selo internacional de área livre de febre aftosa

O estado do Amazonas receberá, na próxima quinta-feira (29),...

Trump x Moraes: entenda quais são os impactos efetivos de uma punição

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, confirmou, nessa...

Acidente de ônibus deixa 10 universitários mortos na Colômbia

Um acidente de trânsito na Colômbia, envolvendo um ônibus que levava um grupo...

Indígenas processam NYT por reportagem que liga grupo à pornografia

Um povo indígena da Amazônia entrou com ação judicial contra o...