CGU e CADE fecham acordo de cooperação para investigar cartéis em licitações

Publicado em

A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fecharam nesta sexta (10), parceria com o objetivo de agilizar investigações contra empresas que atuam em cartéis. 

Um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado em São Paulo por representantes dos dois órgãos, o ministro do CGU, Vinícius Marques de Carvalho, e o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro. 

O acordo visa promover o compartilhamento de informações, bases de dados e conhecimentos, aperfeiçoando os fluxos de trabalho que envolvam ações em relação a condutas que podem ser investigadas e punidas pelas duas autoridades. A proposta é desenvolver soluções em colaboração para casos de sobreposição de competência entre Cade e CGU, em particular os de cartéis em licitações.

Carvalho avalia que há muitas instâncias de controle e repressão que atuam de forma independente e, muitas vezes, contraditória no Brasil. Ao enfatizar a relevância de ações de coordenação entre autoridades responsáveis pela repressão de ilícitos econômicos, o ministro explicou que o acordo celebrado com o Cade é parte de um processo mais amplo de articulação que está sendo desenvolvido em discussões atualmente em curso com o Tribunal de Contas de União (TCU) e o Ministério Público Federal (MPF).

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação se deu durante o painel “Integridade e Concorrência: Sinergias entre a CGU e o Cade no Combate a Cartéis em Licitações”, que encerrou o 29º Seminário Internacional de Defesa da Concorrência, promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Concor­rência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac).

“Se nós perdemos esse momento, nós perdemos a oportunidade de, como um todo, melhorar a aplicação dessa agenda, dessa política. E ainda podemos criar aquela situação em que dois ou três órgãos estão investigando a mesma coisa, quando podiam estar atuando de forma complementar e se ajudando”, defendeu o ministro Carvalho.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

*Portal Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Fiscalização ambiental resulta em mais de R$ 100 mil em multas no interior do Amazonas

Mais de R$ 100 mil em multas foram aplicados...

Militares são presos por fraudes com uso de ‘cashback’ no AM

Dois militares das Forças Armadas foram presos por envolvimento...

Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar desestabilizar o país...

Tailandesa que chantageou monges budistas filmou relações sexuais e extorquiu religiosos em milhões

A tailandesa que foi presa pelo envolvimento em escândalo...