Chefe da RBR admite não poder assegurar permanência de Verstappen

Publicado em

Os rumores sobre um acordo entre Max Verstappen e a Mercedes visando 2026 ainda circulam no GP da Inglaterra: depois de Lewis Hamilton fazer “propaganda” de seu ex-time ao rival, o chefe da RBR, Christian Horner abordou o assunto na coletiva de gestores. O inglês reforçou que a relação com o tetracampeão segue boa, mas admitiu não ser capaz de assegurar, com 100% de certeza, que ele fica.

– Temos um ótimo relacionamento com Max. Sabemos onde estamos em relação ao contrato, que sempre permanecerá confidencial entre ele e a equipe. Estamos concentrados apenas no desempenho; se as coisas continuarem como estão, ele estará conosco 100% no próximo ano. Mas é impossível dizer 100%… Está claro que George Russell ficará 100% na Mercedes no próximo ano? – disse Horner, na coletiva de chefes de equipe nesta sexta-feira.

Os rumores, que já circulam na categoria desde o último fim de semana, ganharam força na terça-feira quando a “Sky Sports Itália” noticiou o avanço das conversas entre o holandês e a Mercedes – apesar da hesitação de diretores da companhia alemã.

Ainda na coletiva dos gestores, Horner foi perguntado sobre um plano B, caso Verstappen de fato deixe a RBR. Sentado ao lado de Zak Brown, CEO da McLaren, virou-se para o colega e respondeu em tom de brincadeira:

– Você sabe… Oscar Piastri!

Dias antes, o próprio chefe da octacampeã de construtores, Toto Wolff, desviou-se de negar estar sob tratativas com o tetracampeão ao passo em que negocia a renovação de George Russell. O piloto da Mercedes abordou o assunto no GP da Áustria: segundo ele, o time estaria postergando estender seu vínculo pois ainda espera por um “sim” de Verstappen.

Um dos fatores a alimentar essa possibilidade é a existência de uma cláusula de desempenho no contrato do holandês: se ele ou a equipe não estiverem ao menos no top 3 do campeonato de pilotos e de construtores até as férias de verão, que se iniciam após o GP da Hungria em 3 de agosto, Max pode romper seu vínculo com a RBR antes do fim previsto, para 2028.

– Os contratos entre os pilotos e as equipes sempre permanecerão confidenciais. Em qualquer contrato de um piloto há um elemento de desempenho e isso existe no contrato de Max – reconheceu Horner, acrescentando:

– Com certeza, a intenção dele é de pilotar para nós em 2026. Mas é inevitável que ele seja de grande interesse para qualquer outra equipe no pit lane. George desencadeou toda essa especulação, provavelmente tentando alavancar sua própria situação e forçar uma clareza (da Mercedes), o que é compreensível pois ele também fez uma temporada muito boa este ano.

No atual cenário, as portas estariam mais próximas de serem abertas para Verstappen deixar a RBR: o o time é apenas quarto colocado no campeonato de construtores liderado pela McLaren – com 162 pontos contra 417 da rival inglesa, está 255 tentos atrás. Já o holandês ocupa o terceiro lugar na tabela de pilotos, com 155 pontos contra 216 do líder Oscar Piastri.

Verstappen se limitou a responder que não possuía “nada a declarar” sobre o tema, ao chegar em Silverstone. Mas se o holandês não afirma, nem nega, Horner enfatiza que a relação do piloto com a RBR segue boa apesar do clima ruim na pista.

– O mais importante é o relacionamento entre o piloto e a equipe. Há um acordo que define isso também. Max está na RBR desde o início de sua carreira, todo o seu sucesso veio com carros da RBR e ele é uma grande parte da nossa equipe. Ele tem muita fé na equipe, nas pessoas ao seu redor. Embora sempre haja especulações, acho que nós nos sentimos bastante confortáveis com a situação em que nos encontramos – garantiu Horner.

Fonte: Globo Esporte/Foto: Clive Mason/Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Medalhista olímpico norueguês morre após ser atingido por raio em viagem com a família

Ex-atleta de ponta da seleção nacional de esqui alpino...

Como Trump quer mudar receita da Coca-Cola nos EUA

O presidente americano, Donald Trump, disse que a Coca-Cola...

Abel Ferreira sai em defesa de Vitor Roque: ‘Joga com 50kg nas costas’

O atacante Vitor Roque chegou a mais uma partida...

TCE-AM alerta para regularização de dados fiscais em onze municípios

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu alerta...