Ciclone extratropical: sobe para 13 o número de mortos no RS 

Publicado em

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou, neste domingo (18), que chegam a 13 o número de mortos devido à passagem do ciclone extratropical no estado na quinta-feira (15). Mais de 3.700 pessoas estão desabrigadas e quase 700 desalojadas.

As buscas seguem pelos desaparecidos no município de Caraá, distante a cerca de 90 km de Porto Alegre, e que tem pouco mais de 8 mil habitantes.

“Confirmado mais um óbito encontrado em Caraá. Até o momento são quatro pessoas desaparecidas no município. Sobe para 13 o número de vítimas fatais, e ainda seguem as buscas”, informou a Defesa Civil.

O ciclone extratropical ocasionou chuvas intensas e fortes ventos no sul de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. As tempestades causaram inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, que afetaram 41 cidades gaúchas e 31 catarinenses.

Em Santa Catarina, não há registro de mortes e desaparecimentos. Também não há pessoas desabrigadas ou desalojadas. A água que alagava os municípios já baixou e as cidades que tiveram deslizamentos já estão recuperando esses locais.

Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres Naturais), a previsão para este domingo (18) é de melhora do tempo. O ciclone se deslocou para o oceano e há resquícios de vento na costa norte do Rio Grande do Sul. A preocupação, agora, será com as baixas temperaturas, já que o inverno começa na próxima semana.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta as pessoas que desejam retornar para suas residências a verificar as condições estruturais e de segurança. “Higienize o local e todo material que teve contato com a água. Comunique as autoridades se identificar riscos”, alerta o órgão.

O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que surge fora dos trópicos. É associado às frentes frias e encontrado nas médias e altas latitudes. No Hemisfério Sul, os ciclones giram no sentido dos ponteiros dos relógios, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

*R7

*Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA POA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Entenda as estratégias do Brasil na guerra comercial com os EUA

O governo brasileiro intensificou os esforços para reverter a imposição de tarifas...

Governistas e oposição veem prisão de Bolsonaro como iminente

Oposição e governo chegam a esta terça-feira (22/7) com...

País tem geada, muita chuva e temperatura pode cair a 3ºC; saiba onde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas que...

Alerta médico: protocolos “milagrosos” nas redes sociais colocam saúde urológica em risco

No cenário atual, em que o volume de informações...