Ciclone traz chuvas e calorão dispara com o veranico; confira o clima

Publicado em

A terça-feira (19/8) pode ter chuvas fortes e ventos intensos em áreas do Sul do país e de Mato Grosso do Sul, em razão da formação de um ciclone extratropical no norte da Argentina e do Uruguai.

Ao longo do dia, as instabilidades vão se espalhar pelo Rio Grande do Sul, onde há risco de temporais acompanhados por rajadas de até 90 km/h, descargas elétricas e até queda de granizo em pontos do interior. Em Porto Alegre (RS), a expectativa é de chuva moderada ainda de madrugada e pela manhã.

Em Santa Catarina, as instabilidades devem se concentrar no extremo oeste, com pancadas mais fortes a partir da noite. O litoral e a faixa leste catarinense vão registrar chuva fraca e céu encoberto.

Já no Paraná, o cenário ficará dividido: enquanto o litoral deve seguir úmido, o interior terá tempo firme e seco durante o dia, mas a previsão indica a chegada de temporais no fim da tarde em regiões do oeste e sudoeste.

Situação semelhando a Mato Grosso do Sul, especialmente no sul e no oeste do estado, a terça deve ser marcada por chuva e ventania, com risco de rajadas que podem chegar a 90 km/h.

Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).

Cenário diferente

Já em outras áreas do Centro-Oeste e no Sudeste, a tendência será de calor crescente ao longo da semana. No fim de semana, a massa de ar frio que vinha mantendo temperaturas mais baixas começou a se afastar para alto-mar, abrindo espaço para o ingresso de ar mais seco e quente do interior.

De acordo com a Climatempo, algumas capitais como Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) já deram sinais de elevação da temperatura e o país deve entrar em um período de “veranico”, com tardes quentes e ar seco em boa parte do território nacional.

Em São Paulo (SP), os termômetros devem alcançar os 30°C até sexta-feira (22/8), enquanto no Triângulo Mineiro e no interior paulista as máximas podem superar os 35°C.

Em Belo Horizonte (MG), a previsão é de até 28°C, e no Rio de Janeiro (RJ), de 30°C a partir de quinta-feira (21/8).

O calor também vai marcar presença em Brasília (DF) e Goiânia (GO), onde a umidade relativa do ar deve cair a níveis críticos, abaixo dos 20% em alguns períodos do dia.

Em Cuiabá (MT), os termômetros podem novamente bater a marca dos 39°C, reforçando o cenário de tempo seco.

Os veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor. Conforme o órgão, este já é o terceiro de 2025.

Chuvas e calor

No Norte, Belém (PA) permanece com tempo abafado e temperaturas dentro da média para a época do ano, com mínimas na casa dos 24°C e máximas de até 32°C, mas sem previsão de chuva significativa.

Manaus (AM) alterna sol e pancadas de chuva isoladas, com temperaturas entre 24°C e 33°C. No Acre e em Rondônia, o tempo segue quente e seco, com máximas acima de 34°C em Rio Branco (AC).

Na Região Nordeste, a expectativa é de que a terça traga altas temperaturas no interior e pancadas passageiras na costa.

No litoral, capitais como Recife (PE) e Maceió (AL) devem registrar instabilidades desde cedo. Em Recife, há previsão de chuva de manhã e céu com variação de nuvens à tarde, com máxima de 29°C.

Já em Maceió, a terça começa chuvosa, mas o sol aparece ao longo do dia, mantendo a máxima perto dos 25°C.

Aracaju (SE) também terá pancadas de chuva pela manhã, mas a tendência é de noite mais firme, com variação entre 22°C e 26°C.

João Pessoa (PB) e Natal (RN) seguem com tempo abafado e possibilidade de pancadas, enquanto Salvador (BA) terá sol entre nuvens e chance de chuva passageira.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...