Cinco pessoas foram vítimas de afogamento na Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, e uma delas morreu no local, na manhã deste domingo (1º). Isso aconteceu no trecho da praia que fica perto do cruzamento da Avenida Boa Viagem com a Avenida Antônio de Góes, próximo ao Hotel Transamérica.
O socorro foi feito por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, que foram chamadas por volta das 11h30. Os nomes das vítimas não foram informados.
Segundo pessoas que estavam no local, duas mulheres começaram a se afogar e um homem entrou na água para tentar salvá-las. De acordo com o comerciante Josemar Monteiro, que trabalha no local, o afogamento aconteceu rapidamente e um barraqueiro tentou salvar uma vítima, mas não conseguiu.
“A gente olhou e estava todo mundo correndo. De repente, passou um menino dizendo ‘olha, tem gente se afogando na água, chama o bombeiro’. O rapaz da outra barraca tentou salvar e ficou passando mal porque não aguentou a pressão da água. Ele tentou socorrer a menina, mas não conseguiu. A outra afundou, mas depois saiu, e os bombeiros fizeram os primeiros procedimentos”, disse Josemar.
A cuidadora de idosos Luciene Maria do Monte disse que muitas pessoas procuraram salva-vidas para tentar socorrer as vítimas, mas não encontraram.
“Muito depois é que dois salva-vidas chegaram. Mas, no momento em que a gente estava aqui, foi uma correria. Os meninos também estavam indo de um lado para o outro, procurando bombeiros, salva-vidas, e ninguém estava encontrando de jeito nenhum”, afirmou Luciene.
Sobre a falta de salva-vidas no trecho em que houve os afogamentos, o Corpo de Bombeiros informou que há guarda-vidas distribuídos no litoral da Região Metropolitana do Recife e que eles fazem rondas e orientam os banhistas sobre os perigos que podem acontecer na água.
Ainda segundo a corporação, no momento da ocorrência, foram acionados os guarda-vidas que estavam mais perto desse trecho da praia do Pina para poder fazer o socorro das vítimas.

Em nota divulgada pela Secretaria de Saúde do Recife, o Samu informou que enviou três ambulâncias, sendo duas de suporte básico e uma de suporte avançado. Também por meio de nota, o Corpo de Bombeiros enviou duas viaturas: uma de resgate e outra de comando operacional.
Há, no entanto, informações desencontradas sobre o atendimento às vítimas. O Samu afirmou que atendeu quatro pessoas após o afogamento: uma foi a óbito no local, outras duas foram levadas para unidades de saúde do governo do estado e outra não precisou de atendimento hospitalar. Também disse que uma quinta vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros.
*G1