Clima se divide entre chuvas e tempo firme no país; confira

Publicado em

O deslocamento de uma frente fria favorece a chegada da chuva ao Sudeste do país, nesta sexta-feira (29/8). Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerias e São Paulo receberam alerta amarelo de perigo em potencial para tempestades, com ventos intensos de até 60 km/h. O alerta abrange ainda pequenas faixas dos estado de Goiás e Mato Grosso.

Outro alerta para chuvas intensas foi emitida para os estados do Amapá, Amazonas e Roraima. Nesses locais, o órgão aponta que pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h.

De acordo com o Inmet, a tendência de rajadas e temporais se dá em razão da frente fria que está no oceano e impulsiona a entrada de umidade, favorecendo a chuva, bem como a presença de uma massa de ar quente na região central do país.

Tempo firme

Já o interior do país, grande parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, segue com tempo firme. A baixa umidade do ar segue aumentando o risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, agosto tem essa tendência de ar seco e quente, o que colabora para essa queda brusca da umidade. “Devemos manter essa baixa umidade nos próximos dias, pelo menos até o fim do mês”, avaliou.

No litoral da Região Nordeste, em especial nos estados de Pernambuco e Paraíba, um cavado — área alongada de baixa pressão que provoca instabilidade — é responsável por aumentar a nebulosidade e contribuir para o surgimento de chuvas moderadas.

Após vários dias de chuva, o Sul do país terá dias ensolarados, com temperaturas amenas e sem chance de risco de tempestades. A temperatura máxima é de 17ºC para Curitiba (PR) e 21ºC para Porto Alegre (RS).

Fonte: Metrópoles/Foto: Breno Esaki/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...