Clima: temporais atingem quase todo o país nesta 5ª; veja a previsão

Publicado em

Chuvas fortes com risco de temporais e temperaturas elevadas é a previsão do tempo para esta quinta-feira (15/1), em quase todo o país. De acordo com a Climatempo, a principal condição que favorece a ocorrência de pancadas de chuva é a combinação entre calor, umidade e sistemas atmosféricos.

Em alguns estados, a chuva ocorre de forma mais fraca e irregular, enquanto em outros os volumes podem ser elevados, acompanhados de rajadas de vento. Áreas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte estão sob do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas e tempestades.

A umidade relativa do ar segue em atenção em pontos do interior do Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Em todo o país, as temperaturas permanecem elevadas.

Veja aprevisão do tempo por região:

Região Sul

No Paraná e em Santa Catarina, há chance de chuva na faixa litorânea e no norte paranaense já no final da manhã. Ao longo do dia, as pancadas aumentam e podem ocorrer de forma mais forte, com risco de temporais, devido à atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera e à presença de calor e umidade. As temperaturas seguem elevadas, mas em áreas mais ao leste e nordeste do Paraná ficam mais agradáveis.

No Rio Grande do Sul, o tempo permanece mais firme durante o dia na maior parte do estado. Entre o fim da noite e a madrugada desta sexta-feira (16/1), a aproximação de uma frente fria aumenta as instabilidades. No litoral sul, a chuva ocorre de forma mais fraca, enquanto áreas da Serra podem registrar pancadas mais intensas. Na capital gaúcha, a máxima pode chegar a 36°C.

Região Sudeste

No início do dia, a chuva ocorre de maneira mais fraca no norte, nordeste e litoral sul de São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas se intensificam em São Paulo, grande parte do Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais.

Há risco de temporais e situação de perigo para volumes elevados de chuva no leste e nordeste paulista, sul de Minas e Rio de Janeiro. As temperaturas seguem altas, apesar de leve queda em áreas do litoral, interior e leste paulista e no sul mineiro.

Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no norte de Minas, litoral fluminense e sul capixaba, podendo chegar a 70 km/h na Região dos Lagos. A umidade relativa do ar entra em atenção no norte de Minas, com índices abaixo de 30%.

Região Centro-Oeste

Há chance de pancadas isoladas em áreas de Mato Grosso e no sudeste de Goiás, podendo ser mais fortes. Pela manhã, o tempo fica mais firme no restante da região. Ao longo do dia, as instabilidades aumentam e a chuva ocorre de moderada a forte intensidade em boa parte de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

O risco de temporais é maior no noroeste de Mato Grosso e no sudeste goiano. No sudoeste mato-grossense, a chuva é mais fraca, enquanto no oeste de Mato Grosso do Sul e norte de Goiás o tempo segue mais firme e quente. A umidade relativa do ar entra em atenção no extremo nordeste de Goiás, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Região Nordeste

Há chance de chuva fraca na faixa leste litorânea, além do Ceará e do Maranhão. Ao longo do dia, as instabilidades persistem no litoral desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia e aumentam no Maranhão, Ceará, norte do Piauí, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com chuva de moderada a forte intensidade.

Nas demais áreas, o tempo segue estável e quente. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem grande parte da região, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% em áreas da Bahia, sul do Piauí, Maranhão e oeste de Pernambuco.

Região Norte

Desde as primeiras horas do dia, há previsão de chuva mais forte no Amazonas, metade sul de Roraima, Acre e áreas do Pará. Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam e avançam. Em Rondônia e no norte e oeste do Tocantins, a chuva ocorre de moderada a forte intensidade.

Há risco de temporais no oeste da Região Norte, além do leste do Amazonas e oeste do Pará. No Amapá, o tempo segue instável por influência da Zona de Convergência Intertropical, com risco de temporais no norte do estado. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem o nordeste do Pará, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no oeste do Tocantins.

Fonte: Metrópoles/Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...

Motta diz que Câmara deve votar fim da escala 6×1 em maio

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou,...

Receita quer discutir tributação sobre investimento em ativos virtuais

A Receita Federal pretende propor a cobrança de Imposto sobre Operações...

Família morre soterrada após deslizamento de terra atingir casa em MG

Quatro pessoas da mesma família morreram soterradas após um...