Três novos cursos de doutorado e quatro novos cursos de mestrado vão passar a ser ofertados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a partir do segundo semestre deste ano. O resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) foi publicado nessa quarta-feira (7) e pode ser acessado na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os três novos cursos de pós-graduação stricto sensu que serão ofertados são doutorados em Odontologia, Engenharia de Materiais e em Enfermagem, este sendo uma parceria entre Ufam e a Universidade Estado do Pará (UEPA). Os quatro cursos em nível de mestrado são na área de Sociologia, Engenharia Mecânica, Profissional em Economia e Informação e Comunicação.
“Entre esses resultados, nós vimos que aprovamos sete propostas. Nós enviamos um total de vinte. Dentro dessas sete, nós aprovamos dois doutorados, quatro mestrados, e também um doutorado que é uma associação entre a Ufam e UEPA”, comentou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em Exercício da Ufam, Doutora Adriana Malheiro Alle Marie, a A Crítica.
Segundo Adriana, os editais dos novos cursos serão publicados no segundo semestre deste ano. “A gente já deve liberar esses editais no segundo semestre, a partir de agosto, para que essas pessoas interessadas possam concorrer e iniciar o curso em 2024”.
A expectativa dela é que no decorrer do ano sejam aprovadas as propostas de outros novos cursos. “Demos um salto muito grande para Universidade e para a região. E a gente espera que ao longo da avaliação da Capes, porque esse resultado é parcial, que nós aprovamos outros cursos durante este primeiro semestre”, comentou Malheiros.
Ganho para a sociedade
De acordo com o reitor da Ufam, Sylvio Puga, a aprovação de criação dos novos cursos é um ganho para toda a comunidade. “Aquela pessoa que eventualmente iria para outro estado fazer esse curso, agora tem a oportunidade de fazer no nosso Estado. Eu penso que isso é muito importante para a sociedade como um todo”, destacou. Para Puga, o resultado também mostra maturidade do corpo docente da Ufam.
“Para que esses cursos tenham um índice de qualificação é preciso uma publicação científica e nossos pesquisadores consolidaram. Então isso é muito importante, à medida que dissertações forem produzidas a partir desses programas, a tendência é que abramos cada vez mais a produção científica no Estado”, finalizou.
Sobre os resultados da APCN
Os resultados do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) foram publicados nesta quarta-feira (7) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) – membros da comunidade científica eleitos pelos pares , realizada de 22 a 26 de maio.
Os resultados são referentes aos documentos apresentados de acordo com a portaria Nº 150, de 4 de agosto de 2022, e seguindo o calendário definido na Portaria Nº 209, de 18 de outubro de 2022. O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) recebeu 1.054 propostas. Aquelas que ainda não foram analisadas pelo colegiado serão avaliadas ao longo do ano, de acordo com o calendário das reuniões.
A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Na avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica.
Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia. A lista pode ser acessada clicando aqui.
Foto: Arquivo AC
*A crítica