Conselho de Regulação do Amazonas aprova Manual de Procedimentos da Cigás

Publicado em

O Conselho Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Cercon) aprovou por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (26/10), o Manual de Procedimentos da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), durante a 10ª Reunião Ordinária de 2023.

O documento disponibiliza para a sociedade informações importantes sobre a prestação do serviço de gás natural (GN) canalizado. Também atende a Lei Estadual N.º 5.420/2021, conhecida como a “Lei do Gás”, que disciplina a prestação desse serviço no Estado.

Para o presidente do Conselho, João Rufino Júnior, a aprovação do Manual da Cigás é mais uma medida que contribui para o fortalecimento do mercado de gás natural do Amazonas.  

“O Manual da Cigás aprovado é um importante veículo de informações à sociedade, de forma geral, a respeito da distribuição do gás natural canalizado, desde o ponto de recebimento até o ponto de entrega aos consumidores”, disse Rufino Júnior.

Detalhes

No Manual constam informações sobre os serviços prestados pela Cigás, incluindo as atividades integradas de construção, manutenção e operação de gasodutos de distribuição, bem como de aquisição, movimentação, distribuição e comercialização do gás a partir de gasodutos físicos.

Também informa sobre os segmentos de atuação da Companhia, como o termelétrico, industrial, veicular, comercial e residencial.

O Manual pode ser conferido na íntegra no site da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), no endereço eletrônico www.arsepam.am.gov.br ou clicando aqui.

Outras pautas

Na 10ª Reunião Ordinária, o Conselho também aprovou o Regimento Interno do Cercon e o Contrato de Adesão para o fornecimento de gás canalizado no segmento residencial. O Departamento de Recursos Energéticos (Dere) da Arsepam também apresentou aos conselheiros o Registro de Autorização de Comercializador no Amazonas, o qual deve entrar em votação na próxima reunião do Cercon.

Sobre o Conselho

O Cercon é um órgão colegiado vinculado à estrutura da Arsepam, de caráter deliberativo e recursivo, formado por oito representantes de diversos segmentos da sociedade, designados para o mandato de 2 anos.

As decisões adotadas nas reuniões mensais desse conselho são deliberadas pelo diretor-presidente da Arsepam, como representante nato do Estado; e membros da prestação de serviços; usuário industrial e comercial; do Instituto de Defesa do Consumidor – Procon; do Instituto de Pesos e Medidas – Ipem; dos municípios mais populosos do Amazonas; e dos usuários domiciliares.

Foto: Roque Brito/Arsepam

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Saiba quem são as ciclistas que morreram após atropelamento no RS

As duas mulheres que morreram após serem atropeladas enquanto pedalavam na...

Vereador paga fiança de assessor preso por crime sexual no Carnaval

O vereador Dado Almeida (Solidariedade), de Entre Rios, no...

Maioria dos 29,7 mil nascimentos em Manaus em 2025 é de mães solteiras

Manaus registrou 29.730 nascidos vivos em 2025, uma média...

Sócio oculto do Careca do INSS está nos EUA e ainda não foi preso

Alvo da Polícia Federal na Farra do INSS e...