COP30: Brasil oficializa candidatura para sediar encontro em Belém

Publicado em

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quarta-feira (11/1), o governador do Pará, Helder Barbalho (à direita na imagem), confirmou que Belém é candidata a sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O evento – que reúne líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas e o aquecimento global – é realizado anualmente. A última edição, a COP27, aconteceu no Egito, em novembro do ano passado.

A COP28, a ser realizada em 2023, será em Dubai, nos Emirados Árabes. A COP29, em 2024, não tem sede definida, mas a Austrália é a principal candidata. Agora, o Brasil é cotado para sediar a conferência em 2025.

“Lula acaba de anunciar que Belém e a cidade escolhida para a COP30 em 2025 e mandou reforço da candidatura do Brasil. Representa momento histórico, a Amazônia [deve] receber maior evento climático do mundo”, comemorou o governador paraense.

Barbalho afirmou que o presidente enviou, por meio do Ministério das Relações Exteriores, a formalização para que a capital do Pará seja a sede da COP30.

Ao comentar sobre o clima, o governador rebateu o entendimento de que a preservação da natureza incorreria em conflito com o desenvolvimento do agronegócio, um dos principais dos motores do PIB nacional, e ainda defendeu o uso do combate às mudanças climáticas como forma de movimentar a economia.

“O presidente demonstrou preocupação com chamamento do mercado pra estabelecer mercado do crédito de carbono, para que seja realidade, novo modelo. Para que possamos transformar a floresta em pé em nova commodity, reforçando compromisso do Brasil com floresta viva”, disse Barbalho.

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Motociclista Borja Gómez morre aos 20 anos em treino na França

O piloto espanhol Borja Gómez, de 20 anos de...

Garimpo ilegal na Amazônia gera doenças, estupros e assassinatos

Doenças provocadas pela exposição ao mercúrio, assédio, estupro, tentativas...

Justiça volta a proibir empresas de recusarem dinheiro nos ônibus

A Justiça do Amazonas voltou a proibir as empresas...

Justiça reconhece lentidão e manda Funai demarcar área indígena no AM

A Justiça Federal determinou à Funai (Fundação Nacional dos...