Coren-AM cobra cumprimento do piso da Enfermagem em editais de concursos públicos e Processos Seletivos

Publicado em

Ao todo, sete editais sofreram a intervenção do Coren-AM devido à inconsistência em relação ao piso salarial

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) tem atuado de forma incisiva diante da publicação de editais de concursos públicos e processos seletivos que oferecem remuneração inferior ao piso nacional da Enfermagem, previsto na Lei nº 14.434/2022.

Em mais de um ano e meio, o Coren-AM, por meio de sua assessoria jurídica, já ingressou com seis Ações Civis Públicas (ACPs), junto à Justiça Federal, que resultaram na suspensão total e/ou parcial destes editais que estão em julgamentos, notificando prefeituras, empresas privadas e até o Estado do Amazonas, e solicitando a retificação dos editais que não atendem ao valor mínimo estabelecido por lei.

Entre as intervenções nestes editais, estão: – Estado do Amazonas – Edital nº 004/2024/CPSS/AADESAM; – Juruá – Edital de Abertura n. 002/2024; – Manacapuru – Edital Nº 005/2024/PSP; – Tabatinga – Edital Nº 003/2024/PSP; Autazes – Edital Nº 001/2024/CPPMA; Estado do Amazonas e a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (AGIR) – Edital nº 003/2024 e o Edital nº 012/2025.

Acompanhamento

A autarquia tem acompanhado e analisado os editais lançados por prefeituras, fundações e órgãos públicos no estado, acionando judicialmente e extrajudicialmente as instituições que desrespeitam o direito da categoria.
A atuação firme da autarquia busca garantir que profissionais da Enfermagem – auxiliares, técnicos, obstetrizes e enfermeiros – sejam devidamente valorizados e tenham assegurada uma remuneração justa por seu trabalho essencial à saúde da população, conforme destaca a presidente da autarquia, Maria Alex Sandra, que o Conselho, além de suas atividades finalísticas, também tem como prioridade a defesa dos direitos da categoria.

“É inadmissível que, mesmo após a regulamentação do piso, profissionais ainda enfrentem a desvalorização em processos seletivos. O Coren-AM está vigilante e continuará atuando para assegurar que o piso seja cumprido em todas as esferas, respeitando a dignidade de quem cuida da vida”, afirma a presidente.

Vigilância constante

Alex Sandra, destaca, ainda, que a categoria precisa estar atenta e denunciar irregularidades. “Contamos com o apoio dos profissionais para que nos informem sempre que editais forem publicados com valores inferiores ao piso. Essa mobilização conjunta fortalece nossa atuação e mostra que a Enfermagem do Amazonas não aceita retrocessos”, disse Alex Sandra.

O Coren-AM segue monitorando novos editais e colocando à disposição da categoria seus canais oficiais de atendimento para orientações, denúncias e acompanhamento jurídico. A valorização profissional começa pelo respeito à lei, e o Conselho reafirma seu compromisso com a ética, a justiça e a dignidade da Enfermagem amazonense.

Foto: Divulgação/Canva

Obs: A presidente do Coren-AM, enfermeira Maria Alex Sandra, está disponível para conceder entrevistas

Mais informações:
Edilânea Souza – Assistente de Comunicação Coren-AM
(92) 99474-9752

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Decisão de Gilmar sobre impeachment pode travar agenda do governo no Congresso

A decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, que mudou as...

Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão

A Comissão Europeia multou na sexta-feira (05/12) a rede social...

Caso Benício: ‘Estávamos muito ansiosos para esse momento’, diz mãe ao relembrar que filho celebraria formatura do ABC

Os pais de Benício Xavier, de 6 anos, em Manaus, publicaram nas...

Messi supera Müller e leva Inter Miami a título inédito da MLS

O Inter Miami conquistou neste sábado (6) o primeiro título da MLS de...