Free Porn
xbporn
Início Manaus CPRM recomenda fechamento temporário da praia da Ponta Negra para banhistas

CPRM recomenda fechamento temporário da praia da Ponta Negra para banhistas

0

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) entregou, nesta sexta-feira (29), ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), laudo extraordinário sobre levantamento batimétrico realizado na praia artificial da Ponta Negra, localizada na Zona Oeste de Manaus. A área ainda apresenta aumento brusco de profundidade em toda a extensão do aterramento, observadas tanto no sentido longitudinal quanto transversal.

O relatório afirma que na cota atual do rio Negro (15,88 metros) a distância entre a margem e a faixa de segurança para banhista é de aproximadamente 15 metros, considerada pelos especialistas muito restrita.

O pesquisador em geociências, Andre Martinelli explica que o fenômeno climático El Ninõ prolonga a intensidade da seca, além disto existe uma consequência advinda do Atlântico norte aquecido. “O nível do rio Negro em Manaus teve uma descida de nível muito acelerada, com redução de mais de 7 metros de coluna d’agua em apenas 20 dias. Quanto mais baixa a cota do rio, menor a distância dos usuários das depressões abruptas”, alerta o pesquisador.

O documento salienta que na análise das estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil- SGB, localizadas no médio e alto curso do rio Negro (São Gabriel da Cachoeira, Tapuruquara, Barcelos e Moura – AM), os níveis estão muito abaixo da média para o período e sem indícios de reversão do quadro no curto prazo, recomendando o fechamento temporário da praia.

Prefeitura deve aguardar ate segunda

O prefeito David Almeida anunciou, na manhã desta sexta-feira, 29/9, que a interdição da praia do complexo turístico Ponta Negra, na zona Centro-Oeste, irá acontecer até a próxima segunda-feira  (2/10), para a segurança dos banhistas que frequentam o balneário. “Estamos reunidos com CPRM (Serviço Geológico do Brasil), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e, provavelmente, este será o último fim de semana com a praia da Ponta Negra aberta ao público para banho. Estamos aguardando somente o último laudo para emitir a informação definitiva à população”, explicou o chefe do Executivo municipal. Nesta sexta-feira, a cota do rio Negro atingiu o nível de 15,88 metros, conforme medição do Porto de Manaus.

Desde o início do mês, com a vazante extrema no rio Negro, o Corpo de Bombeiros, que atua no balneário, faz medições e avalia o relevo que se apresenta no momento para os banhistas, verificando a possibilidade ou se há alguns buracos, tudo para garantir as melhores condições de banho e recomendação para os usuários.

Os buracos ou depressões podem surgir do movimento natural de subida e descida das águas do rio. A interdição do uso da praia pode ocorrer sempre que os laudos e/ou relatórios comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas.

Na última interdição por conta da seca dos rios, ocorrida em 2015, a praia foi interditada por medida de segurança quando o rio Negro ficou abaixo da cota de 16 metros, após análise, laudo e relatórios de órgãos responsáveis comprovando que a mesma não se encontrava própria para banho, naquela época.

Foto: Junio Matos

*A crítica

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile