Cúpula dos Brics na Rússia já tem 24 chefes de estado confirmados

Publicado em

Representantes de 32 países se reunirão na cúpula do BRICS, enquanto 24 delegações serão chefiadas por líderes de Estados, segundo declaração nesta quinta-feira (10/10) do assessor presidencial russo Iuri Ushakov durante uma reunião sobre o evento, que será realizado em Kazan. O alto funcionário acrescentou que esse número ainda pode aumentar.

Ushakov observou que nove líderes de países-membros estarão presentes na cúpula. A Arábia Saudita será representada pelo ministro das Relações Exteriores Faisal bin Farhan Al Saud.

Além disso, o assessor presidencial russo revelou que o plano para a cúpula já foi elaborado e aprovado. Ele incluirá duas partes principais: sessões dos países-membros do BRICS sobre o slogan “Fortalecendo o Multilateralismo para o Desenvolvimento e a Segurança Globais Equitativos” e reuniões no formato BRICS+ sobre o tema “BRICS e o Sul Global: Construindo Juntos o Futuro do Mundo”.

Ushakov expressou a posição oficial da Rússia sobre a possível expansão do grupo: incluir os Estados interessados em participar na associação como “países parceiros”.

“A Rússia tem suas próprias prioridades sobre quem poderia ser convidado como país parceiro. Acreditamos que é bastante lógico considerar as candidaturas dos países da Comunidade dos Estados Independentes – aqueles que estão interessados na cooperação com o BRICS”, disse, acrescentando que a Rússia também considera a Indonésia dentro da categoria.

Durante o encontro, Iuri Ushakov enfatizou que a adesão ao grupo é uma das principais prioridades da política externa russa e apresentou dados: em 2024, ano da presidência russa do BRICS, mais de 200 eventos já foram realizados, incluindo mais de 20 em nível ministerial.

“A Rússia tem a honra de receber os novos membros do grupo. O simbolismo está presente, pois foi a Rússia que esteve nas raízes do BRICS”, observou.

A cúpula do BRICS será realizada em Kazan entre os dias 22 e 24 de outubro e se tornará o principal evento da presidência da Rússia na associação em 2024. Além dos líderes dos países do grupo, foram convidados para a reunião representantes da Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Eles participarão da cúpula no formato BRICS+.

Atualmente, há 10 países no grupo: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin divulgou que 34 países já haviam anunciado seu compromisso de se juntar ao BRICS.

Foto:Per-Anders Pettersson/Getty Images/ *Metrópoles

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Henri Castelli abre o jogo sobre sua situação financeira: “Não tenho nem R$ 50”

O ator Henri Castelli voltou a chamar atenção nas redes sociais...

Presidente interina da Venezuela está fazendo ‘ótimo trabalho’, afirma Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta...

Saiba quem são as duas vítimas que morreram após embarcação naufragar no Encontro das Águas em Manaus

O naufrágio de uma embarcação de transporte de passageiros nas...

Saiba como peritos da PF acessaram o celular bloqueado de Daniel Vorcaro

O celular de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, tornou-se...