Defensoria participa de ação em comunidade ribeirinha para acesso ao Bolsa Verde

Publicado em

Comunidade Bom Jesus, em Manacapuru, recebe ação integrada com apoio da Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta sexta-feira (30), de uma ação de busca ativa para cadastro no Programa Bolsa Verde, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A atividade ocorreu na comunidade Bom Jesus, localizada no Lago do Castanho, zona rural do município de Manacapuru.

O Bolsa Verde é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do MMA, voltada a famílias que vivem em territórios tradicionais, como Projetos de Assentamento Agroextrativista (PAE). Os beneficiários recebem pagamentos trimestrais de R$ 600 e se comprometem com a conservação ambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e a proteção de seus territórios. O programa também oferece assistência técnica, ações de conservação e apoio para a melhoria da produção e das condições de vida nas comunidades.

Nesta fase da ação, a Defensoria atuou como parceira, prestando apoio à regularização documental necessária para adesão ao programa. A defensora pública Jéssica Matos destacou a importância da presença institucional em comunidades de difícil acesso.

“A Defensoria está aqui hoje, na comunidade Bom Jesus, dando suporte para que os moradores estejam com a documentação civil em dia e, assim, aptos ao Bolsa Verde. Estamos realizando retificações de registros públicos, emissão de segundas vias, verificando situações de união estável, pensão alimentícia, entre outros atendimentos. É também uma oportunidade de levar orientação jurídica integral à população que tem dificuldade de acesso aos serviços, já que o deslocamento até aqui só é possível por via fluvial”, afirmou.

A agricultora Gabriela Duarte, moradora da comunidade, já é beneficiária do Bolsa Verde e aproveitou a ação para resolver pendências. “Eu vim aqui ver uns documentos. Já recebo o Bolsa há um tempo, mas queria resolver umas coisas. Tentei em Manacapuru, mas só agora consegui. Agora está tudo certo”, contou.

Também participaram da ação a defensora pública Saelli Lages, a analista jurídica Daniela Pereira, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria de Assistência Social de Manacapuru e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

Texto e foto: Tayara Wanderley

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que estar no bloco ‘protege’ os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira...

Ibovespa bate 141 mil pontos, em nova máxima histórica. Dólar recua

Após abrir em alta, o dólar mudou o sinal e operava...

Motociclista Borja Gómez morre aos 20 anos em treino na França

O piloto espanhol Borja Gómez, de 20 anos de...

Garimpo ilegal na Amazônia gera doenças, estupros e assassinatos

Doenças provocadas pela exposição ao mercúrio, assédio, estupro, tentativas...