Defensoria participa de ação em comunidade ribeirinha para acesso ao Bolsa Verde

Publicado em

Comunidade Bom Jesus, em Manacapuru, recebe ação integrada com apoio da Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta sexta-feira (30), de uma ação de busca ativa para cadastro no Programa Bolsa Verde, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A atividade ocorreu na comunidade Bom Jesus, localizada no Lago do Castanho, zona rural do município de Manacapuru.

O Bolsa Verde é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do MMA, voltada a famílias que vivem em territórios tradicionais, como Projetos de Assentamento Agroextrativista (PAE). Os beneficiários recebem pagamentos trimestrais de R$ 600 e se comprometem com a conservação ambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e a proteção de seus territórios. O programa também oferece assistência técnica, ações de conservação e apoio para a melhoria da produção e das condições de vida nas comunidades.

Nesta fase da ação, a Defensoria atuou como parceira, prestando apoio à regularização documental necessária para adesão ao programa. A defensora pública Jéssica Matos destacou a importância da presença institucional em comunidades de difícil acesso.

“A Defensoria está aqui hoje, na comunidade Bom Jesus, dando suporte para que os moradores estejam com a documentação civil em dia e, assim, aptos ao Bolsa Verde. Estamos realizando retificações de registros públicos, emissão de segundas vias, verificando situações de união estável, pensão alimentícia, entre outros atendimentos. É também uma oportunidade de levar orientação jurídica integral à população que tem dificuldade de acesso aos serviços, já que o deslocamento até aqui só é possível por via fluvial”, afirmou.

A agricultora Gabriela Duarte, moradora da comunidade, já é beneficiária do Bolsa Verde e aproveitou a ação para resolver pendências. “Eu vim aqui ver uns documentos. Já recebo o Bolsa há um tempo, mas queria resolver umas coisas. Tentei em Manacapuru, mas só agora consegui. Agora está tudo certo”, contou.

Também participaram da ação a defensora pública Saelli Lages, a analista jurídica Daniela Pereira, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria de Assistência Social de Manacapuru e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

Texto e foto: Tayara Wanderley

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

GP do Canadá: Verstappen lidera 1º treino em batida de Leclerc; Bortoleto é 16º

Na berlinda, a um ponto de ser suspenso na...

Datafolha: Lula perde de Bolsonaro em inflação e segurança pública

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (13/6) aponta que os brasileiros...

Trump confirma que sabia dos planos de ataques de Israel e ameaça Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, na noite dessa...

PASSAGENS BÍBLICAS Nr. 06

JESUS ENCONTRA SUA MÃE, MARIA. “Junto à cruz de Jesus...