Deputada Carla Zambelli diz que se apresentará à Justiça na Itália

Publicado em

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que pretende se apresentar voluntariamente às autoridades italianas, após ter a prisão preventiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Zambelli declarou também temer a possibilidade de extradição. Segundo a parlamentar, sua intenção é demonstrar boa-fé perante a Justiça e o governo da Itália. Ela disse ainda respeitar as leis brasileiras, mas afirmou que não aceitará mais o que considera ser uma “injustiça” por parte de Moraes. As informações são da CNN.

A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi motivada pela condenação da parlamentar por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na terça-feira (3/6), Zambelli havia divulgado, em entrevista a um canal no YouTube, que já estava fora do Brasil havia alguns dias. Na ocasião, afirmou que viajou para realizar um tratamento de saúde.

“Já faz alguns dias. A princípio, buscando um tratamento médico, é um tratamento que eu já fazia aqui”, disse, sem especificar o local. Ela também anunciou que pediria afastamento do mandato.

A solicitação de licença foi formalizada na quinta-feira (5/6) e teve vigência aprovada por 120 dias pela Câmara dos Deputados. No mesmo dia, o nome de Zambelli foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, o que permite sua prisão em outros países, inclusive na Itália, onde se entregou.

A expectativa agora é que as autoridades italianas cumpram os trâmites legais para avaliar o pedido de extradição da parlamentar ao Brasil.

Condenação de Carla Zambelli

Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão, além da perda do mandato parlamentar. A pena foi aplicada após a Primeira Turma da Corte concluir, por unanimidade, que ela teve participação direta no episódio de invasão ao sistema eletrônico do CNJ.

Nesta sexta-feira (6/6), o STF realizou uma sessão extraordinária para julgar um recurso apresentado pela defesa da deputada. O resultado manteve a condenação nos mesmos termos definidos anteriormente.

Fonte: Metrópoles/Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Ipaam prorroga atendimento do Balcão do Cadastro Ambiental Rural até 30 de novembro

Serviço já realizou mais de 4 mil atendimentos e...

Trama golpista: após alegações finais, processo contra Bolsonaro e sete réus terá julgamento marcado; entenda

O processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Justiça condena a 49 anos de prisão dirigente de torcida organizada do Atlético que matou torcedor do Cruzeiro

O torcedor do Atlético Yuri Ramon Pereira de Oliveira...