Deputados do AM propõem que grupo da Reforma Tributária se reúna em Manaus

Publicado em

Durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) que trata sobre a Reforma Tributária, nesta terça-feira (28), os deputados federais do Amazonas se pronunciaram em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) sugeriu que o GT fizesse reuniões de trabalho em Manaus para que os demais parlamentares pudessem conhecer de perto o modelo ZFM.

“Também me coloquei à disposição para conhecer iniciativas em outros estados e ouvir os setores da economia envolvidos”, disse o parlamentar.

Além disso, o deputado afirmou que está dialogando com os demais parlamentes para que consigam aprovar uma reforma justa para todos.

O deputado federal Adail Filho (Republicanos) salientou que vai priorizar as discussões em defesa da Zona Franca, e entrar em um consenso, para que não haja injustiças sociais na aprovação do texto.

“O que eu pude perceber é que muitas vezes não vamos ter consenso. Mas vai ser no dissenso que vamos garantir a grandeza desse Grupo de Trabalho para o nosso país”, ponderou Filho.

O deputado federal Sidney Leite (PSD) também se pronunciou em defesa do Polo Industrial de Manaus (PIM) e se colocou à disposição para ouvir o contraponto de outros parlamentares.

Zona Franca de Manaus

Entidades de classe e representantes da Indústria do Amazonas têm demonstrado preocupação com o texto atual da reforma.

A unificação de impostos, sem uma análise criteriosa, segundo eles, pode fazer com que a Zona Franca perca a competitividade.

A Reforma Tributária tem como ideia unir duas propostas sobre o assunto que estão em tramitação no Congresso Nacional, a PEC 45 (Câmara) e a PEC 110 (Senado).

A intenção é a criação de um novo texto unindo o que há de melhor nas duas propostas já existentes e unificar impostos federais e estaduais.

Reforma Tributária e Cashback

Segundo Reginaldo Lopes, coordenador do grupo, a proposta da Reforma Tributária deve incluir uma espécie de cashback, o “Cashback do Povo”.

O “benefício” prevê a devolução de parte do imposto pago às famílias de baixa renda, conforme o GT.

A previsão é que a primeira etapa da reforma, com foco no consumo, seja aprovada na Câmara ainda no primeiro trimestre e possivelmente no Senado também.

Para que a reforma seja aprovada em 2023, uma segunda etapa, sobre patrimônio e renda, deveria ser aprovada ainda no segundo semestre deste ano.

Durante essas primeiras reuniões, o grupo deve discutir o plano de trabalho e a composição do grupo, que não apresenta diversidade e representatividade.

Além disso, os membros do grupo também devem discutir o plano de ação e cronograma de ações do grupo.

Integrantes do grupo de trabalho

Atualmente, o grupo é composto por 12 deputados homens, são eles:

Reginaldo Lopes (PT-MG); Aguinaldo Ribeiro ( PP-PB); Saullo Vianna (União- AM); Mauro Benevides (PDT-CE); Glaustin da Fokus (PSC-GO); Newton Cardoso Jr. (MDB-MG); Ivan Valente (PSOL-SP); Jonas Donizette (PSB-SP); Sidney Leite ( PSD-AM); Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP); Vitor Lippi (PSDB-SP); Aldail Filho (Republicanos-AM).

*Portal Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Chuvas intensas em grande parte do país encerram feriadão. Veja onde

O último dia do feriadão de abril será marcado...

Pagamento do 13º salário antecipado do INSS começa nesta semana; veja calendário

Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro...

Papa Francisco morre aos 88 anos

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88...

Papa Francisco aparece e surpreende fiéis neste Domingo de Páscoa

O papa Francisco fez uma aparição pública na Praça de São...