Para fortalecer as medidas de segurança nas escolas da rede municipal de Manaus, 350 Agentes de Portaria (AGPs), contratados pela prefeitura, começaram a monitorar a entrada dos estudantes com detectores de metais. A medida atende uma determinação judicial.
Os profissionais iniciaram os trabalhos na segunda-feira (17), com o objetivo de aumentar a sensação de segurança nas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Conforme a Semed, os agentes passaram por treinamento apropriado, no qual aprenderam como deve ser o trato com os estudantes e noções de segurança com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
Para a gestora da escola municipal São Benedito, Adriana Silveira, a chegada destes profissionais contribui muito para a segurança, porque ajuda a prevenir diversas situações de risco nas escolas.
“Os AGPs vieram para contribuir muito com a nossa segurança, pois sabemos que estamos vivendo um processo crítico na sociedade”, pontuou.
A professora da escola, Driely Almeida de Lima, acredita que essa sensação de segurança influencia, inclusive, no aprendizado dos estudantes.
“Antes estávamos com aquela tensão, os alunos preocupados com o que poderia acontecer na escola. Isso contribui para o ensino, porque se eu me sinto mais segura no ambiente escolar, me sinto pronta para ensinar”, finalizou.
Mãe de um estudante da unidade de ensino, Tônia Nery aprovou a contratação dos agentes. “No momento, estou me sentindo mais segura e confiante em deixar meus filhos na escola. Os AGPs e a inspeção passam mais confiança para a gente e nos tranquiliza”, acrescenta.
*g1