O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) fará operações contra embriaguez ao volante até a Quarta-Feira de Cinzas (22). O efetivo, que se concentra em Manaus e Região Metropolitana, busca aplicar a Lei Seca e evitar acidentes de trânsito, segundo o órgão.
Na noite de sábado (18), o departamento realizou uma megafiscalização no estado, com o objetivo de reduzir o número de motoristas dirigindo sob o efeito do álcool. “E, consequentemente, evitar acidentes de trânsito e resguardar vidas”, destacou a instituição.
A fiscalização de sábado foi deflagrada na sede do Detran-AM, na Zona Centro-Sul de Manaus, e aconteceu em todas as áreas da cidade. “Principalmente naquelas em que ocorrem as festas de Carnaval, onde o consumo do álcool é mais frequente”, informou o Detran-AM.
As fiscalizações fazem parte da programação do “Carnaval da Floresta”. O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, informou que o planejamento começou na quinta-feira (16), com enfoque na capital e Região Metropolitana.
“Estamos utilizando o emprego de todo o nosso efetivo, não só dos nossos agentes de trânsito, mas em parceria com outros colaboradores e também com os policiais militares que fazem parte do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), e tem convênio com o Detran-AM para que a gente faça, de maneira integrada, as nossas ações de fiscalização”, disse.
Rodrigo de Sá reforçou que as fiscalizações vão continuar até a Quarta-Feira de Cinzas. “O que nós queremos, na verdade, é que este ano não tenhamos nenhum acidente, que a gente consiga reduzir os índices (de infrações) e que não haja vítimas fatais no Carnaval”, afirmou o diretor-presidente.
O Detran-AM ainda não divulgou o balanço dos primeiros dias das operações.
*g1 Amazonas