Dia do citricultor: Idam homenageia aos agricultores que se dedicam a produção de citros

Publicado em

No dia do citricultor, comemorado nesta quinta-feira (08/06), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) presta homenagem a todos os agricultores que se dedicam a produção de citros e destaca o trabalho da autarquia para melhorar a qualidade dos produtos e da vida dos produtores rurais.  

De acordo com o técnico em agropecuária do Idam, José Maria Ferreira, os citros (laranja, limão e tangerina) são uma importante fonte de renda para os agricultores familiares. O município de Iranduba (distante 27 quilômetros da capital), onde o extensionista atua na Unidade Local, é o terceiro maior produtor do estado. 

“O Governo do Amazonas tem dado suporte a produção de citros em forma de treinamento para os técnicos, participação em eventos que fornecem subsídios ao surgimento de novas tecnologias em locais com clima diferente, mas que podemos adaptar às condições locais. Tudo isso melhora o conhecimento do técnico para levar ao produtor”, contou. 

Além da capacitação dos profissionais que atuam na oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a produção de citros no estado conta com outros fomentos. O técnico enfatiza que o Projeto Prioritário de Citros desenvolvido pelo Idam em diversos municípios têm propiciado o aumento no cultivo e conta a experiência vivenciada no seu município.

“Em Iranduba tivemos uma perda de áreas de plantio de citros devido a urbanização em Iranduba, mas com o Projeto Prioritário de Citros temos conseguido recuperar. Tivemos uma sequência de entrega de mudas para pequenos produtores, com 30 mudas para cada um, este incentivo do Governo do Amazonas é importante para fomentar a produção”, disse. 

Modernização da produção

O agricultor Alcimar Duarte, 61, morador da comunidade Nova Esperança, no Ramal Santa Maria, em Iranduba, aprendeu o cultivo de citros com o pai e há mais de 30 anos produz limão em sua propriedade. Com a modernização dos meios de produção e a valorização da laranja no mercado, o produtor decidiu investir na diversificação do cultivo de citros. Este ano, as primeiras laranjas serão colhidas. 

“Isso vem da minha família, meu pai foi produtor rural, a vida inteira eu o ajudei e decidi comprar um terreno para produzir. Sempre trabalhando com citros, porque rende mais que verdura, dá um lucro melhor. Minha terra aqui se deu bem com a laranja e hoje a laranja está com preço melhor que outras culturas”, contou. 

No ano passado, a propriedade de Alcimar produziu 200 toneladas de limão. Para a primeira safra de laranja, programada para iniciar a colheita daqui 40 dias, o agricultor espera obter 50 mil frutas. Essa diversificação e aumento da produção de citros tem sido possível graças ao financiamento de um trator, feito pelo Governo do Amazonas. 

“Eu tenho financiamento de um trator traçado para modernizar minha agricultura, fui na Afeam (Agência de Fomento) e financiei um trator mais moderno, traçado, que melhorou muito a minha produção. Tem que ter a modernização, na mão não vai, tem que ter o trator. Estou produzindo muito mais hoje”, ressaltou Alcimar. 

Além de fornecer as frutas para a merenda escolar do município, a produção de citros de Alcimar é destinada a supermercados de Manaus. 

Maior produtor de citros

O município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) é o maior produtor de citros do Amazonas, alcançando o montante de R$76,5 milhões, em 2022, o que corresponde a 51% de toda receita bruta gerada no estado com a produção de laranja. A Unidade Local do município possui 176 agricultores familiares cadastrados como produtores de citros. A produção atende o mercado de Manaus. 

FOTOS: Rita Ferreira/Idam

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Jogador que levou chibatada de torcedor do Al-Hilal pode ser suspenso e pagar multa

O atacante Abderrazak Hamdallah, do Al-Ittihad, levou uma chibatada de...

Igreja Nossa Senhora de Fátima é invadida; ladrão furta celular e dinheiro

MANAUS – O Santuário de Nossa Senhora de Fátima,...
%d blogueiros gostam disto: