Dia Mundial do Chocolate: história, benefícios e dicas de saúde

Publicado em

Amado por pessoas de todas as idades e presente em muitas receitas, o chocolate é um dos doces mais consumidos no mundo inteiro e nesta quarta-feira (07), comemora-se o Dia Mundial do Chocolate. O nome da guloseima possui origem grega e significa “alimento dos deuses”, o termo possui ligação com uma lenda Asteca que conta qual teria sido a origem da matéria prima do chocolate: o cacau. 

A Lenda do Chocolate 

Os Astecas adoravam algumas divindades, dentre elas estava o deus Quetzalcóatl, cujo nome significa “serpente emplumada”. O consideravam representante de Vênus, da vida, vegetação e do alimento.   

A lenda conta que certo dia Quetzalcóatl estava tão contente com os humanos que resolver dar a eles um presente que proporcionasse energia e prazer, então ele foi até os campos do Reino do sol e roubou algumas sementes da “árvore sagrada”. 

Quando os outros deuses descobriram o que Quetzalcóatl havia feito, não o perdoaram e o expulsaram do Reino. Porém, antes de ser pego, ele lançou a sementes para o mundo dos homens, que geraram belas arvores: os cacaueiros.   

Assim que os humanos experimentam seu fruto como forma de bebida, ficaram encantados com o alimento. Tempos depois, com a chegada dos europeus, o chocolate começou a ser espalhado por todo o mundo. 

Chegada e consumo no Brasil 

A popularização do chocolate ocorreu somente com a chegada da Revolução Industrial, onde ganhou novas versões além da bebida. No Brasil, a produção iniciou a partir de sementes de cacau que chegaram em 1746 por um francês que presenteou o fazendeiro Antônio Dias ribeiro, que morava no sul da Bahia.  

De acordo com o Target Group Index, estudo regular realizado pelo IBOPE Mídia, o consumo de chocolate no Brasil teve um aumento desde 1999. Na época, 57% dos brasileiros consumiam o doce, e atualmente a porcentagem passa dos 67% os que consomem habitualmente diversos tipos de chocolate, com uma média de 10 unidades por semana.  

Benefícios e cuidados ao consumir 

Apesar do sabor que agrada muita gente, é preciso tomar alguns cuidados no consumo do produto. É o que explica o Nutricionista Clínico Rachid Mokdci. 

“O excesso de chocolate, consumo inadequado sem recomendação ou orientação nutricional, pode causar excesso de peso, elevação da pressão arterial, piorar alguns tipos de câncer, desenvolvimento de diabetes tipo 2 e elevar as taxas de gordura na corrente sanguínea”, informou Rachid. 

O nutricionista também explica que quanto maior a porcentagem de cacau, mais benefícios o chocolate proporciona. 

“Quando falamos do produto, precisamos dar preferência aos com porcentagem mais amarga, como por exemplo os 50%, 60% e até 70%. Quanto mais amargo ou escuro, mais benefícios estamos adquirindo para a saúde” 

Além disso, o Rachid explicou que os pontos positivos vêm a partir do fruto do cacau que diminui até mesmo o risco de desenvolvimento de diabetes.  

“O fruto do cacau tem bastante funcionalidades entre elas: promove a saúde vascular, ajuda no trânsito intestinal, ajuda a combater os radicais livres que substâncias que não fazem bem a saúde, ajuda a regular o colesterol, previne a trombose e diminui o risco de desenvolvimento do diabetes”, disse o nutricionista.  

Quantidade ideal 

O nutricionista também informa sobre o consumo diário ideal para as faixas etárias e que os cuidados devem ser redobrados em relação as crianças pequenas. 

“O ideal de chocolate para adultos seria 50g/dia, ou uma barra pequena. Para crianças são apenas 15g/dia, evitando desconforto gástrico, alergias, náuseas e vômitos. Para crianças de 3 a 5 anos, estudos consideram que deve ser de uma unidade por semana. As que possuem entre 6 e 9 anos já podem consumir 2 bombons pequenos ou uma porção de 20g duas vezes por semana e acima de 10 anos pode consumir até 2 bombons médios, no máximo três vezes por semana”, explicou Rachid. 

Filme e chocolate

Chocolate (2000)

Foto: Divulgação

Sinopse: Jovem mãe solteira chega a pequena cidade da França com sua filha de seis anos e abre uma loja de chocolates exatamente em frente à igreja local. A população não a vê com bons olhos, mas aos poucos começa a desfrutar de seus maravilhosos produtos. (Romance/Drama)

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Sinopse: Baseado no conto de Roald Dahl, este cômico e fantástico filme segue o jovem Charlie Bucket e seu avô Joe. Eles se juntam a um pequeno grupo de ganhadores de uma competição, os quais vão para um passeio na mágica e misteriosa fábrica do excêntrico Willy Wonka. Ajudado por seus anões trabalhadores, Wonka esconde uma surpresa para durante o passeio. (Infantil/Fantasia)

Românticos Anônimos (2010)

Sinopse: Jean-René e Angélique são duas pessoas que possuem em comum, além do amor pelo chocolate, o romantismo e a timidez. Ele é dono de uma fábrica de bombons. Ela é uma chocolateira talentosa. Em meio a muitas dificuldades, os dois se aproximam e compartilham suas paixões.

A Teia de Chocolate (2000)

Sinopse: Merci pour le chocolat é um filme de suspense francês feito em 2000 e dirigido por Claude Chabrol e estrelado por Isabelle Huppert

Mary e Max, uma amizade diferente filme (2009)

Sinopse: Uma solitária garota australiana e um ancião judeu desenvolvem em Nova Iorque uma amizade por meio de cartas.

Curiosidades

  • Chocolate branco não é chocolate de verdade. Consiste numa mistura de açúcar, óleo e gordura
  • Chocolate diet não é aconselhável para dieta, mas sim para diabéticos, já que apresenta baixo teor de açúcar
  • Chocolate amargo é feito a partir da torra dos grãos de cacau sem adição de leite, apenas açúcar e manteiga. É considerado o mais nutritivo e saudável. 

+ Receita doce nutritiva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Jovem é atacada com ácido na volta da academia no Paraná e fica em estado grave

Isabelly Aparecida Ferreira Moro, de 23 anos, ficou em...

Banco Central testa sistema de contratos para moeda virtual Drex

O projeto-piloto do Drex, moeda virtual do Banco Central...

Lula sanciona lei que desonera atividades do setor de eventos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou sem...

MPAM quer anular ‘gatilho’ que aumentou cotão dos vereadores

 O procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Nascimento Júnior,...
%d blogueiros gostam disto: