Diretor da Saúde lamenta “inércia do CFM” sobre médicos antivacina

Publicado em

O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Éder Gatti, ressaltou nesta quinta-feira (20/4) que “lamenta muito a inércia do [Conselho Federal de Medicina] CFM” diante da atuação de médicos contrários à vacinação. No fim de março, a pasta enviou questionamentos ao conselho sobre medidas adotadas para repreender profissionais que divulgam informações falsas sobre os imunizantes.

A fala foi feita durante coletiva de imprensa na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília (DF). Gatti lembrou que, durante a pandemia, alguns médicos se pronunciaram ativamente contra as vacinas e até mesmo ganham dinheiro vendendo “reversão” ou “detox vacinal”.

“Cobramos o conselho diante disso e esperamos ter diálogo para que conselho exerça sua função. Lembramos que o CFM é uma autarquia pública, com o objetivo principal de fiscalizar e garantir o exercício adequado da profissão. Esperamos que o CFM faça isso”, destacou.

No documento encaminhado ao CFM, o secretário-substituto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mauro Niskier Sanchez, afirma que a desinformação sobre o processo de imunização da população por parte de trabalhadores da área da saúde traz prejuízos.

“Em nome dos médicos brasileiros, o CFM reitera o compromisso dessa categoria com o apoio às políticas públicas de imunização, as quais devem ser estimuladas para evitar a queda nos indicadores de cobertura vacinal cujo principal efeito deletério é a possibilidade de retorno de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, entre outras”, respondeu o CFM em nota enviada à Secretária.

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Tragédia em Itumbiara: cartas falsas de mãe circulam nas redes sociais

Em meio à repercussão do caso que chocou Itumbiara,...

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história na manhã deste sábado (14) conquistando...

Novo aciona TCU e acusa Janja de uso da máquina pública em carro alegórico

O partido Novo protocolou representação no Tribunal de Contas da...

Careca do INSS prepara proposta de delação premiada

O operador do esquema de desvio de dinheiro de...