Dobra na orelha: o que fazer se você tem o sinal de Frank e quais os riscos de problema no coração

Publicado em

A presença de uma dobra diagonal no lóbulo da orelha, conhecida como “sinal de Frank”, tem sido estudada há décadas como um possível marcador visível de risco cardiovascular. O tema ganhou atenção após a morte do empresário e influenciador Henrique Maderite, aos 50 anos, por um infarto fulminante; ele apresentava uma dobra semelhante nas orelhas (veja na foto acima).

Com a repercussão do caso, a pergunta que veio para muitos: tenho um sinal parecido na orelha, o que devo fazer?

 

⚠️ Primeira reposta: o sinal não é um diagnóstico, mas um possível sinal de alerta que deve ser avaliado junto com outros fatores de risco.

Veja como identificar o Sinal de Frank. — Foto: Arte/g1

O cardiologista João Vicente da Silveira, da Unidade de Hipertensão do InCor da Faculdade de Medicina da USP, alerta que a dobra não deve ser encarada como sentença, mas como um sinal de atenção clínica.

“O principal risco é interpretar o sinal de forma isolada. Ele é só um indicador. Tem muita gente que tem doença coronariana e não tem esse sinal”, alerta Silveira. Estudos localizaram ainda pessoas que têm o sinal e não apresentavam doença no coração.

 

Hélio Amante Miot, dermatologista e docente da Faculdade de Medicina da Unesp, completa que não necessariamente ter maior risco significa a certeza do evento, mas o sinal acaba sendo uma forma de alerta.

Embora não seja um diagnóstico, a marca pode funcionar como um alerta para investigar a saúde das artérias, sobretudo quando aparece em adultos mais jovens ou vem acompanhada de outros fatores de risco.

“É um sinal, um alerta, uma pista. Uma luz vermelha que acendeu e apagou. Não necessariamente ele está com as artérias coronárias obstruídas e vai ter um infarto, mas é um alerta para o médico ficar atento e fazer exames mais específicos. E o contexto global precisa ser avaliado, como a história familiar e os fatores de risco”, afirma.

 

São fatores de risco para o aparecimento de problemas no coração:

  • pressão arterial alta (hipertensão),
  • níveis de glicemia elevados,
  • colesterol alto (dislipidemia),
  • tabagismo,
  • obesidade,
  • uso frequente de bebida alcoólica,
  • sedentarismo,
  • apneia do sono,
  • histórico familiar de doença cardiovascular.

 

“Qualquer um indivíduo que tenha qualquer um desses elementos ou que tenha a prega do lado diagonal deve ser

investigado ponto de vista cardiovascular”, recomenda Miot.

O que é o sinal de Frank?

 

Descrito pela primeira vez em 1973 pelo médico norte-americano Sanders Frank, o sinal passou a ser associado ao envelhecimento precoce dos vasos sanguíneos e à aterosclerose, processo em que placas de gordura e colesterol se acumulam nas artérias e aumentam o risco de infarto e AVC.

Há uma possível explicação biológica para a associação: o lóbulo da orelha é irrigado por microartérias, e a dobra estaria relacionada à desorganização das fibras de colágeno que dão elasticidade aos vasos. Com a perda dessa elasticidade, as artérias tendem a se tornar mais rígidas, o que favorece entupimentos e complicações como infarto e AVC.

Um estudo da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) reforça essa associação: entre 110 homens submetidos à cineangiocoronariografia, a prega diagonal no lóbulo apareceu em 60% dos pacientes com doença coronariana, contra 30% no grupo sem obstruções. Quando a dobra no lóbulo veio acompanhada de uma prega pré-auricular, o valor preditivo positivo chegou a 90%.

 

O cardiologista João Vicente da Silveira explica que a prega (ou dobra) costuma surgir ao longo da vida e geralmente aparece dos dois lados. Quando o sinal é observado em pessoas mais jovens, a preocupação aumenta.

“É praticamente impossível um paciente de 30 anos ter esse sinal e ter uma saúde totalmente normal. Isso é um sinal de envelhecimento das artérias e de que ele não está se cuidando”, diz Silveira.

 

Miot destaca que as extremidades têm pouca vascularização e sofrem mais o efeito do dano vascular. “A prega globular é um sinal de que a circulação pode não estar 100%, de que a orelha pode estar sendo mal irrigada”, explica o médico.

*g1/Foto: Reprodução/Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...

Master: PF mira fraude na Rioprevidência e apreende dinheiro jogado de apartamento

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da...

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...

Polícia prende 37 adultos e apreende 5 adolescentes por apologia ao crime no AM

Policiais civis e militares prenderam 37 pessoas entre a...