Ex-ministro de governos petistas Aloizio Mercadante toma posse, na manhã desta segunda-feira (6/2), como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A cerimônia, que acontece no Rio de Janeiro, conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em sua fala, Mercadante relembrou dos atos terroristas de 8 de janeiro, que deixaram destruídos as sedes dos Três Poderes: o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
“Tomo posse em um momento extremamente desafiador, no qual o Brasil sofreu a ameaça mais grave ao estado de direito desde o fim da ditadura militar. O respeito à soberania do voto, às instituições democráticas e à Constituição brasileira é uma exigência fundamental para a nova direitoria do BNDES e para toda a sociedade brasileira. Dessa vez, presidente, sem anistia!”, disse o presidente da empresa pública.
Além de Lula, participam da cerimônia, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).
Também compuseram a mesa, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
*Metrópoles