Andrew, irmão de Charles 3º, pode ser proibido de utilizar a vestimenta oficial da realeza britânica na cerimônia de coroação, evento marcado para acontecer em 6 de maio. As polêmicas envolvendo seu nome são o motivo da nova restrição.
As roupas para ocasiões importantes, que consistem em mantos de veludo com adornos reais, servem para indicar respeito e a posição elevada de quem as usa.
O irmão do monarca se afastou dos deveres reais após acusações de abusos sexuais e pedofilia. Desde a última aparição da rainha Elizabeth 2ª, Andrew já estava proibido de utilizar a veste.
A gama de benefícios do irmão está cada vez menor há tempos. O rei Charles 3º, recentemente, cortou a ajuda de custo que a mãe pagava ao irmão e Andrew, possivelmente, terá que deixar a mansão onde vive por não poder bancar as despesas de manutenção.
Segundo o tabloide The Sun, fontes próximas da família real afirmam que a decisão sobre o uso ou não da capa de veludo ainda está em aberto. O Palácio de Buckingham ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
A coroação está marcada para daqui a dois meses. A programação dos três dias de cerimônia inclui solenidade, festas, apresentações artísticas e ações beneficentes.
A coroação será transmitida pela TV e milhares de pessoas devem acompanhar o acontecimento pelas ruas de Londres.
Na Abadia de Westminster, porém, apenas 2.000 convidados cuidadosamente selecionados estarão presentes. Harry e Meghan estão na lista, mas o casal ainda não confirmou presença.
O Palácio de Buckingham está fazendo esforços para desviar a atenção de problemas como as acusações de Andrew, as polêmicas revelações de Harry e o recente rumor de traição de William.
*R7