Muita gente se confunde muito com os diferentes tipos de taças de vinho e até se perguntam por que existem tantos tipos. Então, vou pontuar abaixo alguns dos principais tipos, mas lembrando aquilo que sempre prego: simplicidade! Não precisamos ter todos os tipos. E, mesmo se não tiver nenhum deles, não deixe de abrir seu vinho e curtir um momento bacana!!
As taças são projetadas para realçar as características únicas de diferentes tipos de vinho, proporcionando uma melhor experiência sensorial para quem toma um vinho. Cada taça é projetada com base nas características específicas do vinho, como aromas, sabores e textura/acidez dos vinhos.

Taça de vinho tipo bordeaux
REPRODUÇÃO
Tipo Bordeaux: Esta taça possui uma forma alta com um (corpo) grande e é ideal para vinhos tintos encorpados, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Mlabec, Syrah e outros. O bojo mais cumprido permite que o vinho “respire” e libere aromas mais complexos, enquanto a abertura estreita direciona os aromas para o nariz, permitindo que você aprecie melhor os sabores e aromas ricos.

Taça de vinho tipo borgonha
REPRODUÇÃO

Taça de vinho branco
REPRODUÇÃO
Taça de Vinho Branco: As taças de vinho branco possuem um bojo menor do que o das taças de vinho tinto, o que ajuda a manter a temperatura mais fria do vinho branco. Elas são muito apropriadas para vinhos brancos, rosés e de sobremesa (exceto os que são fortificados).

Taça de vinho espumante
DIVULGAÇÃO
Taça de Vinho Espumante (Flûte): Esta taça é alongada e estreita, projetada para preservar as bolhas e os aromas característicos de vinhos espumantes, como Champagne, Cava, Prosecco e outros. A forma ajuda a concentrar os aromas e direcionar as bolhas para cima, formando uma “coroa” com a espuma, dando a sensação de cremosidade.

Taça de vinho fortificado
REPRODUÇÃO
Taça de Vinho Fortificado: Essa taça menor é usada para servir vinhos fortificados, aqueles com teor alcoólico maior, sejam eles secos ou doces. Alguns exemplos são o vinho do Porto branco, vinho Jerez, vinho Madeira, Marsala, entre outros. A forma ajuda a concentrar os aromas e sabores desses vinhos fortificados.
*R7/FOTO: FREEPIK