Free Porn
xbporn

Estiagem: nível do rio Negro já desceu 60 cm neste mês em Manaus

Publicado em

O nível do rio Negro registrou uma queda de 60 centímetros nos primeiros 17 dias deste mês, de acordo com dados do monitoramento realizado pelo Porto de Manaus. Este acompanhamento diário revela uma tendência preocupante de diminuição do nível das águas, que atualmente está em 26 metros e 20 centímetros. No mesmo período do ano passado, a marca era de 27 metros e 50 centímetros, evidenciando uma queda ainda mais acentuada este ano.

A partir de 8 de julho, a descida do nível do rio se tornou mais intensa, com uma média diária de redução entre 3 e 6 centímetros. Esta situação está alimentando previsões de que o estado do Amazonas poderá enfrentar uma seca severa em 2024, comparável ou até mais grave do que a vivenciada em 2023. Na estiagem do ano passado, o rio Negro atingiu o menor nível dos últimos 120 anos, estabelecendo um precedente alarmante para as condições atuais.

A seca não afeta apenas o rio Negro, mas também diversos outros rios da região, ampliando o impacto para mais de 600 mil pessoas em todo o estado. A situação é monitorada de perto pelas autoridades do Governo do Amazonas, que têm alertado para os possíveis desdobramentos dessa crise hídrica.

A redução do nível do rio traz uma série de desafios para a população local. Comunidades ribeirinhas enfrentam dificuldades no acesso a água potável e na locomoção, visto que muitos trechos dos rios ficam intransitáveis. Além disso, a diminuição das águas afeta diretamente a pesca, uma das principais atividades econômicas da região, agravando ainda mais a situação socioeconômica das famílias dependentes desse recurso.

O cenário também impacta a biodiversidade local. Com a seca, os habitats naturais de inúmeras espécies aquáticas e terrestres são alterados, colocando em risco a fauna e flora da Amazônia. A escassez de água provoca ainda incêndios florestais, que se tornam mais frequentes e difíceis de controlar, ameaçando a integridade do bioma amazônico.

Foto:Ive Rylo/Rede Amazônica/ *AM Post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Caso Djidja: MP pede condenação da mãe e do irmão da ex-sinhazinha e de mais cinco por tráfico de drogas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) solicitou à Justiça...

Justiça Eleitoral de SP alerta para golpe da falsa convocação de mesários para o 2° turno

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) alertou a população...

Seca aumenta preço de alimentos em Manaus

A seca severa que afeta o Amazonas e as...

Atendimentos no PAC Via Norte estão suspensos por tempo indeterminado, diz Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e...