A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Máscara Rural, em Apuí, no interior do Amazonas, que resultou na prisão preventiva de um ex-vice-prefeito do município pelos crimes de desmatamento, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro. Os agentes também cumpriram dois mandados de busca e apreensão.
A investigação teve início após o cruzamento de dados feito pela inteligência da PF apontar que o investigado, que não teve o nome divulgado, teria movimentado altas quantias de dinheiro, bem acima da sua capacidade financeira.
Foram identificadas supostas transferências de valores a pessoas físicas e jurídicas, cujas atividades não justificariam a movimentação financeira. Também foram encontrados registros de:
- Saques e depósitos sem identificação de origem
- Valores fracionados
- Operações com pessoas suspeitas
- Supostas movimentações de altos valores sem justificativa de atividade.
Desmatamento intenso
Imagens de satélites obtidas pela PF apontaram que um imóvel rural do ex-vice-prefeito de Apuí passou por um processo de desmatamento intenso, em agosto de 2024, causando um dano ambiental acima de R$ 19 milhões. O tamanho total da área prejudicada não foi informado.
Além do cumprimento dos mandados judiciais, serão sequestrados bens correspondentes ao valor do prejuízo ambiental estimado.
*G1/AM/Foto: Divulgação PF