Está internado desde o último sábado (20), em Uberlândia, o consultor de Recursos Humanos José Márcio Filho, conhecido como “Zezão”. O rapaz de 32 anos teve queimaduras em todo o corpo após uma explosão que ocorreu enquanto amigos dele acendiam uma churrasqueira. O estado dele é grave, segundo a família.
Conforme os parentes, no sábado, Zezão e um grupo de amigos foram para uma chácara. O grupo decidiu acender uma churrasqueira para cozinhar em um disco de arado usando álcool, mas o líquido causou uma explosão, e ele foi o principal atingido pelas chamas.
Segundo a família, a vítima teve mais de 50% do corpo queimado e passou por um processo de desidratação. Zezão também precisou ser intubado por conta de complicações respiratórias causadas pelos ferimentos e segue em um hospital particular da cidade.
Enquanto aguardam a recuperação de José Márcio, os familiares e amigos pedem orações para o rapaz.
“Ele é querido, coração puro. Estamos em um grupo de oração aqui, todo momento, o pessoal orando. Pedimos uma corrente de fé”, disse o amigo de Zezão, Juliano Simpatia, ao g1.
Riscos ao acender churrasqueiras
Ao g1, a sargento do Corpo de Bombeiros Adriana Campos afirmou que incêndios em churrasqueiras são comuns e podem causar acidentes sérios, como o de Zezão.
“A primeira coisa que as pessoas precisam entender é que, ao acender uma churrasqueira, elas estão manuseando fogo. Isso significa que há riscos envolvidos e que, se não forem tomadas as precauções adequadas, pode ocorrer um incêndio”, alertou.
Segundo Campos, um dos principais riscos é o acúmulo de gordura e resíduos de alimentos na churrasqueira. Quando esses materiais não são removidos regularmente, podem pegar fogo facilmente.
“Por isso, é importante limpar a churrasqueira antes de cada uso e garantir que não haja nenhum acúmulo de gordura ou resíduos”, explicou.
*g1