Extintor de incêndio do balão que caiu em SC teria falhado, diz piloto

Publicado em

O piloto do balão de ar quente que pegou fogo e despencou na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, disse, durante depoimento à Polícia Civil (PCSC), que ele teria tentado utilizar o extintor de incêndio que estava no veículo aéreo, no entanto, o dispositivo teria falhado. O caso aconteceu na manhã deste sábado (21/6).

Segundo o Delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, o piloto do balão se apresentou de forma voluntária para esclarecer os fatos. As informações preliminares indicam que o incêndio teria começado no chão do balão e se alastrado.

“Bom, ele [piloto] foi interrogado, apresentou uma versão dos fatos no sentido de que o incêndio teria começado na base, no piso do cesto, onde teria algum pano, alguma coisa nesse sentido. Teria começado através de um botijão de gás [reserva] que fica no local, o extintor de incêndio não funcionou e ele não conseguiu então apagar esse princípio de incêndio que acabou ensejando toda essa consequência”, esclareceu Ulisses Gabriel.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado no começo da manhã para atender a ocorrência. De acordo com a corporação, 21 pessoas estavam no balão, incluindo o piloto. Dessas, oito morreram ainda no local.

Conheça as vítimas:

  • Andrei Gabriel de Melo
  • Everaldo da Rocha
  • Fabio Luiz Izycki
  • Janaina Moreira Soares da Rocha
  • Juliane Jacinta Sawicki
  • Leandro Luzzi
  • Leane Elizabeth Herrmann
  • Leise Herrmann Parizotto

Conforme informações do governo estadual, o piloto teria identificado que havia fogo no cesto do balão e tentou manobrar para descer e pousar o veículo aéreo em segurança. Durante essa dinâmica, o piloto e outras 12 pessoas acabaram pulando do balão e outras oito não conseguiram descer.

Com o balão mais leve, o veículo aéreo acabou subindo novamente e os passageiros que não conseguiram descer acabaram morrendo. Quatro foram carbonizadas e outras quatro morreram ao pular do balão.

O governo de Santa Catarina decretou luto de três dias em decorrência do acidente. O governador em exercício, Francisco Oliveira Neto, irá visitar o local da ocorrência neste domingo (21/6).

A Polícia Civil de Santa Catarina, assim como a Polícia Científica, contará com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para entender a dinâmica do acidente.

Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, está em uma missão internacional à China e ao Japão. Já a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, estão de licença simultânea. Dessa forma, o desembargador Francisco Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), assumiu interinamente o comando do governo.

Fonte: Metrópoles/Foto: Metrópoles

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

GACC Amazonas promove “esquenta” do McDia Feliz no Super Nova Mosaico neste sábado (16)

Os clientes poderão adquirir camisetas e tickets antecipados do...

Sesc Amazonas abre inscrições gratuitas para o curso de Libras básico e intermediário

O Sesc Amazonas, por meio do Programa de Comprometimento...

Do gari ao campeão: a história de superação de Samuel Anchieta inspira jovens de Manaus

Fiscal da Semulsp e atleta de jiu-jitsu, Samuel troca...

Triangulação: por que mandar produtos para outro país antes dos EUA para driblar tarifaço é ilegal e pode sair caro

Mandar produtos brasileiros para um país intermediário e, de...