Extintor de incêndio do balão que caiu em SC teria falhado, diz piloto

Publicado em

O piloto do balão de ar quente que pegou fogo e despencou na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, disse, durante depoimento à Polícia Civil (PCSC), que ele teria tentado utilizar o extintor de incêndio que estava no veículo aéreo, no entanto, o dispositivo teria falhado. O caso aconteceu na manhã deste sábado (21/6).

Segundo o Delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, o piloto do balão se apresentou de forma voluntária para esclarecer os fatos. As informações preliminares indicam que o incêndio teria começado no chão do balão e se alastrado.

“Bom, ele [piloto] foi interrogado, apresentou uma versão dos fatos no sentido de que o incêndio teria começado na base, no piso do cesto, onde teria algum pano, alguma coisa nesse sentido. Teria começado através de um botijão de gás [reserva] que fica no local, o extintor de incêndio não funcionou e ele não conseguiu então apagar esse princípio de incêndio que acabou ensejando toda essa consequência”, esclareceu Ulisses Gabriel.

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado no começo da manhã para atender a ocorrência. De acordo com a corporação, 21 pessoas estavam no balão, incluindo o piloto. Dessas, oito morreram ainda no local.

Conheça as vítimas:

  • Andrei Gabriel de Melo
  • Everaldo da Rocha
  • Fabio Luiz Izycki
  • Janaina Moreira Soares da Rocha
  • Juliane Jacinta Sawicki
  • Leandro Luzzi
  • Leane Elizabeth Herrmann
  • Leise Herrmann Parizotto

Conforme informações do governo estadual, o piloto teria identificado que havia fogo no cesto do balão e tentou manobrar para descer e pousar o veículo aéreo em segurança. Durante essa dinâmica, o piloto e outras 12 pessoas acabaram pulando do balão e outras oito não conseguiram descer.

Com o balão mais leve, o veículo aéreo acabou subindo novamente e os passageiros que não conseguiram descer acabaram morrendo. Quatro foram carbonizadas e outras quatro morreram ao pular do balão.

O governo de Santa Catarina decretou luto de três dias em decorrência do acidente. O governador em exercício, Francisco Oliveira Neto, irá visitar o local da ocorrência neste domingo (21/6).

A Polícia Civil de Santa Catarina, assim como a Polícia Científica, contará com o apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para entender a dinâmica do acidente.

Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, está em uma missão internacional à China e ao Japão. Já a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, estão de licença simultânea. Dessa forma, o desembargador Francisco Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), assumiu interinamente o comando do governo.

Fonte: Metrópoles/Foto: Metrópoles

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Tailandesa que chantageou monges budistas filmou relações sexuais e extorquiu religiosos em milhões

A tailandesa que foi presa pelo envolvimento em escândalo...

Caso Lamine Yamal: o que dizem brasileiros com nanismo sobre a contratação para ‘animar festas’

Lamine Yamal, jogador do Barcelona, se tornou centro de...

O que acontece quando uma traição no trabalho é exposta? Vale demissão por justa causa? Veja o que diz a lei

Um momento inusitado viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira...