Feriado com espetáculos de teatro gratuitos para todas as idades

Publicado em

Nesta quinta-feira (12/10), o Festival de Teatro da Amazônia apresenta uma programação com espetáculos para todas as idades com acesso gratuito. As produções vão ocupar o Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Buia Teatro e Gebes Medeiros.  

O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução, apresentado pelo Nubank e organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O roteiro teatral do feriado inicia às 10h, com “Mar Acá”, do Grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Roraima, no Teatro Amazonas, pela Mostra Ednelza Sahdo. A classificação é livre.

Com música ao vivo e duração de 50 minutos, a peça trata da transformação cultural sofrida pelos nativos da América do Sul, tem cunho ecológico e valoriza a diversidade. O espetáculo utiliza técnicas de teatro de mímica, máscaras, origami, bonecos e acrobacias.

Às 16h, o Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, no Centro, recebe “Violento”, de Preto Amparo, Alexandre de Sena, Grazi Medrado e Pablo Bernardo, de Minas Gerais, pela Mostra Jurupari. A classificação é de 16 anos.

A obra conta a trajetória de um jovem negro, exposto aos mais variados tipos de violência. O solo mistura elementos urbanos e ritos de passagem contemporâneos.

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Circuito Largo

No Buia Teatro, na rua Dona Libânia, 300, Centro, às 18h, tem a produção “Sacarose”, de Edu Rosa, de São Paulo, pela Mostra Jurupari. A classificação é de 16 anos.

A montagem traça um paralelo entre as memórias históricas da cana-de-açúcar no Brasil e as lembranças pessoais do artista Edu Rosa, referentes aos abusos trabalhistas vividos por seus familiares nos canaviais. O narrador representa a metáfora caricatural de um Brasil que acredita ser uma república progressista enquanto mantém os cultivos de seus velhos hábitos coloniais.

Às 20h, o Grupo Baquetá, do Paraná, leva “Itan e Tal” para o Teatro Amazonas, pela Mostra Jurupari. A classificação é livre.

Em cena, Nati, uma menina preta que adora cantar e brincar, descobre que seu nome ao contrário é Itan e inicia uma jornada em busca do significado desta palavra. No caminho, a personagem encontra a sua história afro-indígena numa viagem ao passado e ao futuro.

‘Cabaré Chinelo’ com sessão gratuita

No Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, tem “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23, do Amazonas. O espetáculo, que é sucesso de bilheteria e crítica desde a estreia, começa às 22h. A classificação é de 18 anos.

A peça apresenta Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Felícia, Laura, Joana, Luiza, Enedina, Sarah, Maria e Gaivota, mulheres que foram vítimas de um grande esquema de tráfico internacional e sexual no início do século XX, no período da Belle Époque em Manaus. A produção, em parceria com a companhia de teatro argentina García Sathicq, tem base na pesquisa de Narciso Freitas.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

João Fonseca diz que gostaria de enfrentar Djokovic na 1ª ou 2ª rodada de Roland Garros

Enfrentar um cabeça da chave logo de cara não...

Vereador Coronel Rosses apresenta Projeto de Lei para proteger mulheres em estabelecimentos de Manaus

O vereador Coronel Rosses (PL) apresentou nesta quarta-feira (23)...

Crise na Tesla: Musk se afastará do governo Trump a partir de maio

Diante da queda de 71% no primeiro trimestre deste ano no...