Fintechs ligadas ao PCC: policial citado por Gritzbach é preso pela PF

Publicado em

O policial civil Cyllas Salerno Elia Júnior foi preso nesta terça-feira (25/2) em uma operação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Polícia Federal (PF). A investigação, que mira na atuação das fintechs 2GO Bank e Invbank, foi iniciada a partir da delação de Vinicius Gritzbach (galeria de fotos), jurado de morte pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) e executado a tiros de fuzil em novembro de 2024 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Cyllas Elia é fundador e CEO da fintech 2GO Bank. Ele já havia sido preso em 26 de novembro do ano passado, durante a Operação Tai-Pan, da PF, contra crimes financeiros que movimentaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos. O policial foi solto em janeiro após decisão da Justiça Federal, mas estava afastado das funções e responde a um procedimento na Corregedoria da Polícia Civil.

A Operação Hydra, deflagrada nesta terça, tem como objetivo combater a lavagem de dinheiro ligada à facção criminosa.

De acordo com o MPSP, Gritzbach “jogou luz na atuação de fintechs para o branqueamento de bens e valores oriundos de atividades criminosas”. Essa é uma das frentes das investigações realizadas pela PF, cujo objetivo é desarticular esquema de lavagem de dinheiro por meio das instituições de pagamento.

Em resumo, duas empresas ofereciam serviços financeiros de forma alternativa às instituições bancárias tradicionais, movimentando valores ilícitos. Elas constituíram engenharia financeira complexa para velar os reais beneficiários.

Nesta terça, a PF e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPSP, cumpriram um mandado de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de São Paulo, Santo André e São Bernardo.

Fonte: Metrópoles/Foto: Divulgação/Gaeco e PF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Juíza é demitida por copiar decisões em mais de 2 mil processos no RS

Uma juíza foi demitida após investigação que apontou que ela...

Planalto tenta manter mobilização contra tarifaço e convoca empresários

O presidente Lula e seus auxiliares decidiram, após reunião...

Quem é o ‘Doutor Morte’, julgado pelo assassinato de 15 pacientes na Alemanha

Um médico de 40 anos, identificado como Johannes M. e apelidado...

Fabiano, da dupla com César Menotti, fala pela primeira vez após acidente de carro: ‘Livramento’

O cantor Fabiano, da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano,...