Frente fria deve provocar temporais, mas calor segue forte no país

Publicado em

A região Sul do Brasil deve sofrer com novos temporais nesta quarta-feira (4/10), provocados por uma nova frente fria, que se formou em razão de outro ciclone extratropical. O alerta se estende também para os estado de Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 km/h, passando de Mato Grosso do Sul até São Paulo, sul da Bahia até o Rio de Janeiro, e em todo o Sul do Brasil.

Já as temperaturas continuarão altas em grande parte do país nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, (Inmet), os termômetros podem ultrapassar a marca de 40°C, especialmente em áreas do Brasil Central, sul da região Norte e no Matobipa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Segundo explicação do meteorologista da Climatempo Fábio Luengo, o ciclone se forma longe do Brasil, mais especificamente na costa da Argentina. “Não será esse ciclone que vai provocar a chuva, mas a partir dele será formada uma frente fria que provocará toda essa chuva. Há alerta de vento e o nível do Guaíba pode subir”, afirma.

Ainda de acordo com Luengo, o destaque do calor fica com a capital matogrossense.

“Cuiabá deve ser a capital mais quente do país nesta quarta, com 40°C. Mas vale dar um destaque para Manaus, que vem registrando 38, 39 graus. Na segunda (2), a capital do Amazonas bateu recorde histórico da estação, com 39,7°C. Nos próximos dias pode bater ou chegar bem perto desse recorde”.

Além da frente fria, nova onda de calor

Uma nova onda de calor deve chegar ao Brasil na semana de 16 de outubro, com temperaturas com até 10 graus acima da média em quase todo o país mais uma vez. Na terça, o Inmet emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) de onda de calor em áreas do Piauí e Bahia. O aviso é válido até sexta (6/10).

Foto: Reprodução/Inmet

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Relator apresenta 3 sugestões para acabar com reeleição e criar mandato de 5 anos

BRASÍLIA – O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do...

Filho suspeito de matar mãe espancada é encontrado morto em fazenda

Guilherme Roberto Otaviani Grasse, de 29 anos, foi encontrado...

Agências funerárias da Rússia não aceitam transportar corpo de Navalny, diz porta-voz; funeral será na sexta

Agências funerárias da Rússia estão se recusando a fornecer um carro...