Frio, chuvas e ciclone: confira a previsão do tempo pelo país nesta 6ª

Publicado em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas e acumuladas, que podem durar até a manhã desta sexta-feira (13/6). As regiões mais atingidas pelas chuvas são o Norte e o Nordeste.

As chuvas e os volumes acumulados, acompanhados de ventos intensos, apresentam baixo risco de queda de galhos de árvores e alagamentos. As regiões que podem ser afetadas são Amapá, Amazonas, Bahia, Alagoas, Maranhão, Pará, Roraima e Sergipe.

De acordo com o Climatempo, nos próximos dias, o litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas apresentará mais chuvas intensas devido ao avanço de uma frente fria sobre a costa.

Historicamente, junho é o segundo mês mais chuvoso para a maior parte dos estados do litoral nordestino, segundo o ClimaTempo. A chegada de frentes frias intensifica os volumes de chuva acumulados na região.

A previsão de volumes acumulados de chuva, segundo o Inmet, indica que as precipitações continuarão principalmente em Alagoas nos próximos dias.

Além do Norte e Nordeste, o Sul também volta a enfrentar um período de instabilidade, com chuvas intensas que podem atingir Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a partir desta sexta-feira.

Entre esta sexta e domingo (15/6), os volumes de chuva no Sul devem variar entre 40 e 80 milímetros.

O frio também deve continuar em todo o estado de São Paulo. O amanhecer será mais gelado do que nos dias anteriores, e há chance de geadas nas regiões de serra. Durante o dia, o sol aparece por mais tempo e deixa o dia um pouco mais quente, especialmente nas regiões norte e oeste do Estado.

A instabilidade climática no país é provocada pela formação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, que intensifica o transporte de umidade da faixa norte do Brasil. Neste sábado (14/6), esse sistema avança pela Região Sul, dá origem a uma frente fria e passa a ser classificado como um ciclone extratropical.

Centro-Oeste

Enquanto as chuvas persistem em outras regiões, o Centro-Oeste segue com tempo firme na maior parte dos estados. No entanto, a baixa pressão sobre o Paraguai estimula pancadas de chuva no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal seguem com tempo estável e sem chuva, com possibilidade de a umidade relativa do ar cair abaixo dos 30%, segundo o Climatempo.

Fonte: Metrópoles/Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Muito trabalho e poucos defensores geram longa demora na DPE-AM

Francisco Andrade, de 75 anos, foi à DPE-AM (Defensoria...

Governo gastou R$ 16,4 bi em pagamentos de BPC indevidos desde 2019

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encontrou indícios...

Trump e Netanyahu se reúnem para debater conflito entre Israel e Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já está em Washington, onde...

Ana Hickmann fala após cirurgia de Edu Guedes para retirada de tumor: ‘Certeza na cura’

Ana Hickmann se pronunciou nesta segunda-feira (07) sobre o...