Gabigol está otimista com absolvição, mas Palmeiras pode se proteger com pré-contrato

Publicado em

Gabigol está em litígio no Flamengo e interessa ao Palmeiras. Um dos receios do Verdão em avançar pela contratação neste momento é a possibilidade de “nova” suspensão do atacante através do caso de suposta tentativa de fraude em exame antidoping.

Contudo, há uma perspectiva otimista para que a punição original seja revista. Em março, o jogador chegou a ter decretada pena de dois anos de suspensão, de forma retroativa, valendo até abril de 2025.

De acordo com Carlos Eduardo Ambiel, sócio do Ambiel Advogados e especialista em Direito Desportivo e Trabalhista, o CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) ter concedido efeito suspensivo a Gabigol dá expectativa positiva para a absolvição — apesar de não ser possível cravar o resultado do julgamento.

— Impossível afirmar com certeza qual será o resultado de um julgamento do Tribunal Arbitral, pois depende muito das provas que serão produzidas na audiência. No entanto, obviamente que o fato de o Tribunal ter deferido a suspensão da pena, ao analisar previamente os fatos, gerou uma expectativa mais positiva para a absolvição — disse, em entrevista ao Lance!.

Mesmo com a suspensão, o Palmeiras pode se precaver se firmar contrato com Gabigol. O especialista em direito desportivo e trabalhista explicou que os clubes podem se resguardar de punições de jogadores, a fim de não se prejudicarem em contratações.

— Se o atleta for negociado, na discussão das condições do contrato com o novo clube, as partes poderão livremente negociar os efeitos de eventual suspensão do atleta no processo de doping. A legislação permite a suspensão dos efeitos do contrato, no caso de surgir a impossibilidade de atuação do atleta por doping, com posterior retorno às atividades ao final. Provavelmente isso deve estar sendo negociado e previsto pelas partes, observada a legislação vigente — detalhou Ambiel.

Como seria um pré-contrato do Palmeiras com Gabigol

Outro dilema do Palmeiras para avançar pela chegada de Gabigol é se tenta trazê-lo agora ou firma pré-contrato, para que ele desembarque na cidade de São Paulo em janeiro de 2025. O Flamengo quer uma compensação financeira pela liberação imediata, e o Verdão analisa se compensa fazer o investimento ou economizar e esperar.

Carlos Eduardo Ambiel também explicou como funcionam os pré-contratos no futebol, comuns quando atletas estão a seis meses do término do vínculo. Gabigol, por exemplo, tem compromisso com o Fla até dezembro de 2024, está possibilitado de fazer um pré-acordo e chegar gratuitamente a qualquer equipe no ano que vem. Caso acerte com o Verdão, ele não pode recuar e retomar negociações para renovar com o Rubro-Negro.

— É preciso esperar o encerramento do contrato vigente para que o pré-contrato tenha efeito, pelo que sua assinatura não depende da concordância do atual clube do atleta, nem obriga ao pagamento de indenização. Diferente é o caso de os próprios clubes conversarem e acertarem a transferência, hipótese na qual costuma haver algum pagamento pela transferência, mas o atleta contratado já pode iniciar imediatamente o trabalho no novo clube.

— Se um atleta, que esta nos últimos seis meses do seu contrato, assinar um pré-contrato com outra equipe, ele fica vinculado e precisa se apresentar a nova equipe assim que terminar sua atual vínculo. Portanto, se Gabigol assinar pré-contrato com alguma equipe, a partir de então fica afastada a possibilidade de renovação com o Flamengo, sob pena de o atleta passar a ter dois contratos a partir de 2025, o que é proibido, gerando multas contratuais e até mesmo suspensão ao atleta — concluiu.

Gabriel Barbosa em 2024 (dados da plataforma Sofascore):

  • 16 jogos (2 titular)
  • 3 gols
  • 180′ mins p/ participar de gol
  • 9 finalizações (5 no gol)

*R7/ Esportes /Foto: AGIF – via Lance!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

São Paulo terá fim de semana frio e nublado; veja previsão

O fim de semana na cidade de São Paulo...

Clube rival do Mirassol coloca música de Iza para provocar Yuri Lima em partida

Durante o intervalo da partida entre Ponte Preta e...

PF vai fazer varredura em aparelhos de Ramagem em busca de mais gravações de Bolsonaro

As equipes da PF (Polícia Federal) vão fazer uma...

Passagem de meteoro clareia céu e “noite vira dia” no Nordeste; veja vídeo

O céu nordestino foi iluminado por um meteoro, no...
%d blogueiros gostam disto: