A companhia de dança Gandhicats Project conquistou nesta segunda-feira (22) o primeiro lugar no 41º Festival de Dança de Joinville – O festival de emoções, em Santa Catarina (SC), na categoria Danças Populares Brasileiras em Conjunto Sênior, com a coreografia “O Boi do Povo Vermelho”, assinada pelo coreógrafo Gandhi Tabosa.
O grupo foi 15º a se apresentar no palco do Centreventos Cau Hansen, situado naquela cidade. O boi Garantido foi o cerne da apresentação que abriu a coreografia com a toada “Sentei Junto ao Pé da Roseira”, composição de Emerson Maia e na voz de David Assayag. E na sequência da apresentação teve: A Contagem (1996); Vendaval de Amor Garantido (2022); Pajé (2012); e Garantido por Toda Vida (2023).
Os bailarinos mostraram na apresentação de aproximadamente 20 minutos a cultura do Amazonas, o boi-bumbá. O auto do boi foi encenado com a presença dos tradicionais personagens: boi Garantido, Amo, pai Francisco, mãe Catirinha, Sinhazinha da Fazenda e o Pajé. Na última toada, a companhia de dança inseriu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na coreografia.
Participações
O Gandhicats participou e competiu pela primeira vez no Festival de Dança de Joinville em 2019. Naquele ano, ganhou em primeiro lugar e levou o título de melhor grupo do festival, com o nome marcado na calçada onde estão presentes os grandes nomes da dança nacional que fizeram história no festival. Em 2021, foi a última participação do Gandhicats, que ficou em terceiro lugar com “A Janta”. E, em 2024, retorna às competições a nível nacional.
Foto:Reprodução/Youtube/ *A crítica