GM vai parar produção em São José dos Campos por falta de demanda, diz sindicato

Publicado em

A General Motors (GM) vai parar por três semanas a produção de carros na fábrica de São José dos Campos (SP), onde são montados o utilitário esportivo Trailblazer e a picape S10. Conforme comunicado divulgado nesta terça-feira, 7, pelo sindicato dos metalúrgicos da região, a montadora informou que precisa readequar a produção.

Vice-presidente do sindicato, Valmir Mariano diz que essa readequação, conforme justificou a empresa, se deve à queda das vendas. Em fevereiro, as vendas de veículos no País, inferiores a 130 mil unidades na soma de todas as marcas, caíram ao número mais baixo para o mês dos últimos 17 anos.

A GM vai dar férias coletivas na unidade do interior paulista entre 27 de março e 13 de abril. No mês passado, a montadora já tinha interrompido a produção do Onix, seu modelo mais vendido, em Gravataí (RS). Neste caso, porém, as férias já estavam previstas para atualização e modernização das linhas.

De acordo com o sindicato de São José dos Campos, além de anunciar férias, a GM começou a demitir funcionários na última sexta-feira, fato que fez os trabalhadores da unidade cruzarem os braços por uma hora e meia na entrada à fábrica na manhã desta terça-feira. Os cortes acontecem na esteira de notícias, divulgadas pela imprensa internacional, de que a GM planeja cortar US$ 2 bilhões em custos em todo o mundo nos próximos dois anos.

Segundo Valmir Mariano, 34 trabalhadores já foram demitidos pela montadora em São José dos Campos. O sindicato informa que as demissões ocorrem em todos os setores da fábrica, que também produz motores e transmissões, sem justificativa ou negociação prévia.

Em protesto, foi aprovado um aviso de greve, o que significa a possibilidade de nova paralisação caso não seja atendida a reivindicação do sindicato por estabilidade de emprego a todos os trabalhadores, com a negociação de alternativas às demissões. Uma nova assembleia dos metalúrgicos vai acontecer na entrada do segundo turno, às 14h30. Em São José dos Campos, a GM emprega cerca de 4 mil funcionários.

Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) pediu um posicionamento da montadora, mas não teve retorno até o fechamento deste texto.

*Estadão conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Garantido exalta povos originários, e Caprichoso destaca retomada ancestral na 1ª noite do Festival de Parintins de 2025

O Bumbódromo de Parintins viveu, nesta sexta-feira (27), o primeiro de...

Piloto do balão que caiu em Praia Grande troca defesa em meio à investigação; saiba o motivo

O piloto do balão que caiu em Praia Grande,...

Quem é Devyd Fabricio, marido de Dona Ruth e ‘vôdrasto’ do filho de Marília Mendonça

Desde a trágica morte de Marília Mendonça em um acidente...

Taxa de fecundidade no Brasil cai para 1,55 filho por mulher, menor nível da história, diz IBGE

As mulheres brasileiras têm em média 1,55 filho ao...