Governo brasileiro parabeniza novo presidente eleito do Equador

Publicado em

O governo brasileiro parabenizou a população e autoridades do Equador após a realização do segundo turno das eleições presidenciais neste domingo (15). O Itamaraty também cumprimentou o vencedor do pleito, o empresário Daniel Noboa, de 35 anos. Ele venceu a disputa do segundo turno com 52,3% dos votos, à frente da segunda colocada, Luisa González. Noboa é a pessoa mais jovem a ocupar o cargo na história do país.

“O governo brasileiro faz votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato. Expressa também a disposição de buscar o aprofundamento contínuo da relação bilateral, em prol do desenvolvimento das duas sociedades e de toda a região sul-americana”, ressalta o comunicado divulgado nesta segunda-feira (16).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou nas redes sociais, parabenizando o presidente eleito e expressando sua disposição de aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Equador e “atuar pelo desenvolvimento da América do Sul”.

Daniel Noboa é herdeiro de um império empresarial que inclui uma exportadora de bananas e vai governar o Equador por cerca de 17 meses, até o final do mandato do presidente de direita Guillermo Lasso. Lasso dissolveu o Congresso e convocou eleições antecipadas para evitar a demissão em um julgamento político por corrupção.

A campanha presidencial foi marcada pela violência. Fernando Villavicencio, um dos candidatos favoritos ao primeiro turno, em 20 de agosto, foi baleado ao sair de um comício em Quito, poucos dias antes das eleições. Mais tarde, sete dos presos envolvidos no seu assassinato foram mortos em diferentes prisões.

*R7/FOTO: RODRIGO BUENDIA/AFP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Rihanna, Zuckerberg: Pré-casamento de herdeiro do homem mais rico da Ásia reúne ícones pop, titãs tech e mais

Chefes globais da tecnologia, titãs da indústria, estrelas de...

Na Celac, Lula cita ‘carnificina’ e propõe moção pelo fim do ‘genocídio’ em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs nesta sexta-feira...

Soroterapia vira hit nas redes com promessas milagrosas, mas médicos alertam para falta de evidências e riscos graves à saúde

Você já ouviu falar em soroterapia? A suplementação, administrada...

GP do Bahrein: Verstappen leva primeira pole da F1 2024; veja grid

Treino é treino, classificação é classificação, corrida é corrida....