Governo de SP regulamenta lei que permite distribuição de remédios à base de cannabis no SUS; lei foi sancionada há quase um ano

Publicado em

Foi publicado nesta terça-feira (26) no Diário Oficial de São Paulo o decreto que regulamenta a política de distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol vegetal, derivado da planta maconha, no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.

O projeto, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), foi aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e sancionado em janeiro deste ano pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A cannabis é o gênero da planta proibida, a maconha, mas que também é a planta medicinal, utilizada para o tratamento de epilepsia refratária, dor crônica, Alzheimer, ansiedade, Parkinson – uma lista com 26 condições médicas.

Os medicamentos só serão distribuídos com autorização da Secretaria Estadual da Saúde e devem ter registro de certificação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

  • Pacientes precisam ter indicação médica;
  • Passar por acompanhamento periódico;
  • E devem seguir protocolos clínicos.

A liberação também só vai ser dada com a receita preenchida e assinada pelo médico e apenas nas farmácias especializadas do governo.

No Brasil, desde 2014, a Anvisa autoriza a importação de alguns medicamentos feitos com Cannabis. Já em 2019, a entidade regulamentou a pesquisa, produção e venda de remédios no país por parte da indústria farmacêutica, embora as plantas ainda precisem ser trazidas do exterior.

*g1 / Foto: Comunicação/Abrace

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Incêndio atinge loja de suplementos alimentares na Zona Oeste de Manaus

Um incêndio atingiu uma loja de suplementos alimentares, na...

Cheia avança e atinge mais de 118 mil pessoas no Amazonas; dez municípios estão em estado de emergência

A cheia que atinge o Amazonas avança e já atinge...

Collor pede novamente ao Supremo que pena seja cumprida em prisão domiciliar em Maceió

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello pediu novamente ao STF...