Governo detalha calendário de pagamento do programa ‘Pé-de-Meia’; veja datas

Publicado em

O ministro da Educação Camilo Santana divulgou detalhes do calendário de pagamento da primeira parcela do programa “Pé-de-Meia”, voltado para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino. Os depósitos vão acontecer a partir do dia 26 de março, conforme o mês de nascimento de cada aluno. O anúncio aconteceu no lançamento oficial da iniciativa no Espírito Santo, nesta segunda-feira (4).

Santana apresentou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostram que 520 mil jovens entre 15 e 17 anos estavam foram do ensino médio em 2022. “Nós queremos que todos voltem. E se for por questão financeira, o ‘Pé-de-meia’ vai fazer com que esse jovem volte para a escola”, ressaltou.

CALENDÁRIO PAGAMENTO PROGRAMA “PÉ-DE-MEIA”

26/3nascidos em janeiro e fevereiro
27/3 nascidos em março e abril

28/3 nascidos em maio e junho

1º/4 nascidos em julho e agosto

2/4 nascidos em setembro e outubro

3/4 nascidos novembro e dezembro

Fonte: Ministério da Educação







“Um salário médio de um brasileiro quando ele termina o ensino médio é 104% maior do que o salário de uma pessoa que não tenha formação”, destravou o titular da pasta.
O ministro também relembrou que dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de 2022 mostram que 73% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível básico de matemática e 50% abaixo em leitura.
No Espírito Santo, cerca de 31 mil estudantes podem receber o benefício e, na região, o investimento deve ser de aproximadamente R$ 90 milhões.



Saiba como vai funcionar o programa
• Efetuando a matrícula no início de cada um dos três anos letivos, o aluno recebe R$ 200, em parcela única. Com a matrícula efetuada nos três anos, são R$ 600.
• Comprovando a frequência no mês ou na média do período letivo, o aluno recebe nove parcelas de R$ 200, um total de R$ 1.800 para o estudante assíduo por ano do ensino médio.
• Ao concluir cada ano do ensino médio, o aluno recebe uma parcela única, no valor de R$ 1.000. O requisito é a aprovação e a participação em avaliações educacionais.
• Há também um pagamento adicional e único, no valor de R$ 200, aos alunos do 3º ano que se inscreverem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O saque deste valor só poderá ser feito após a conclusão do ensino médio.
• Alcançando a graduação no ensino médio, o valor total que poderá ser recebido por aluno será de R$ 9.200.

*r7/Foto: GABRIEL JABUR/ AGÊNCIA BRASILIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Isabelle Nogueira diz que Garantido prepara espetáculo ‘histórico’ para festival de 2026

A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, afirmou que o...

Alex Escobar preocupa fãs com estado durante entrada ao vivo na Globo

Uma entrada ao vivo de Alex Escobar no Encontro com Patrícia...

Policial militar é preso em Manaus suspeito de exploração sexual de adolescentes

Um soldado da Polícia Militar do Amazonas foi preso...

Por que o pênis é um termômetro da saúde masculina – e como prestar atenção em seus sinais de alerta

Você poderia descrever a disfunção erétil como uma epidemia silenciosa. Segundo diversas...