Free Porn
xbporn

Governo do Amazonas apoia empreendimento de base tecnológica que propõe gerenciamento mineral e ambiental

Publicado em

O projeto é amparado pelo Programa Centelha 1, uma parceria entre Fapeam e Finep

Oferecer serviço técnico, agregando valor ao cliente, de modo a exercer atividade de monitoramento mineral e ambiental de maneira mais ágil, sem perder a qualidade no resultado. Esse é o principal objetivo do “Geon Consultoria Mineral”, empreendimento inovador apoiado pelo Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha 1), realizado através da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Intitulado “A tecnologia a favor do gerenciamento mineral/ambiental” realiza a fiscalização mineral e ambiental via mapeamento aéreo (através de drone), o projeto impacta em melhoria da arrecadação aos municípios e maior controle e acompanhamento da exploração em seus territórios.

Pesquisa científica

O projeto também oferece uma consultoria técnica de serviços geotécnicos, bem como o monitoramento de áreas exploradas por atividade minerária e, ainda, a execução de levantamento topográfico, cubagem de jazida e pilha de rejeito para o setor da iniciativa privada.

A coordenadora e mestre em Geologia e Geoquímica Nedra Nunes Oliveira, afirmou que através de conhecimento prático anterior ao programa, foi verificada a necessidade das prefeituras em compreender como são feitos os repasses financeiros, referentes à Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), que acontecem em seus territórios e como podem ser acompanhados para garantir que o município explorado seja corretamente recompensado.

“Com foco no setor público, a Geon oferece consultoria e assessoria a municípios que desejam compreender como os repasses financeiros são feitos, bem como se estes estão sendo recolhidos corretamente. A empresa conta com conhecimento e quadro técnico necessário para auxiliar o município a realizar a verificação dos repasses”, frisou Nedra Nunes.

O trabalho segue a legislação vigente e normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), necessárias para garantir o correto recolhimento da compensação financeira pela exploração mineral realizada no município.

O trabalho impacta ambiental, econômica e socialmente, através do monitoramento de áreas de exploração ilegal, geração de receita para o município e demonstração do uso de equipamentos para os trabalhadores locais.

“O mercado no setor mineral no Amazonas ainda está caminhando a passos lentos; por isso, é importante ter paciência e persistência para chegar ao objetivo de prestar serviço voltado para essa área”, explicou sobre a importância de seguir pesquisando sobre o assunto.

Para saber mais sobre a empresa, acessar o link a seguir: https://geonconsult.wixsite.com/geon

Sobre o Centelha 1

O Centelha visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.

Portfólio de Pesquisas

Essa e outras pesquisas coordenadas por pesquisadores e empreendedores de base tecnológica que atuam na capital e no interior do Amazonas, com o apoio do Governo do Estado, estão disponíveis no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.04, organizado pela Fapeam, sendo um total de 50 estudos já finalizados. Para saber mais, acessar o link a seguir: https://l1nk.dev/fapeam-portfolio-4

FOTOS: Divulgação/Acervo da coordenadora Nedra Nunes

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam): Marlúcia Seixas – 3878-4011 e 98407-8495/ E-mail: decon@fapeam.am.gov.br

 

 

 

*Com informações da Assessoria /Foto: Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Saiba quais os bairros de Manaus mais vulneráveis ao mosquito da dengue

Onze bairros em Manaus registram alta vulnerabilidade para o...

Suspeito de assassinar CEO nos EUA vem de família rica e influente

Luigi Nicholas Mangione, 26, acusado de assassinar o CEO...

Café a quase R$ 50: entenda por que preço deve continuar subindo em 2025

A seca e as altas temperaturas prejudicaram a produção...