Governo do Amazonas recebe mais três pacientes com Covid-19 vindos do Acre durante a ‘Operação Gratidão’

Publicado em

Transferência de pacientes do Acre para o Amazonas – Foto: Lucas Silva/Secom

Desencadeada pelo Governo do Amazonas, a “Operação Gratidão” tem mobilizado todos os esforços para ajudar outros estados brasileiros que passam, atualmente, pelo período mais crítico da pandemia de Covid-19. No início da manhã desta segunda-feira (29/03), mais três pacientes vindos do Acre chegaram a Manaus. O grupo desembarcou no Aeroporto de Ponta Pelada, na zona sul da capital, e foi encaminhado ao Hospital Delphina Aziz, referência em casos da doença.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), os pacientes têm quadros graves da Covid-19 e darão continuidade ao tratamento em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Delphina Aziz.

Durante a recuperação em Manaus, os pacientes são acompanhados por técnicos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que atuam do início ao fim do tratamento, garantindo que os familiares recebam constantes informações dos pacientes, além de também serem responsáveis pela logística de retorno dos transferidos.

Com a chegada desta segunda-feira, o Amazonas já totaliza o recebimento de 48 pacientes vindos de outros estados. Destes, seis já receberam alta hospitalar e retornaram para as cidades de origem.

Operação ‘Gratidão’

Foto: Lucas Silva/Secom

Operacionalizada pela SES-AM, a iniciativa estadual, conta com apoio do FPS, Secretaria de Assistência Social (Seas), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Casa Militar.

Além do recebimento de pacientes, o Governo do Amazonas tem dado assistência a outros estados com o envio de insumos e disponibilização do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), para auxiliar na análise de exames RT-PCR. 

Segundo a SES, foram enviados 200 cilindros de oxigênio para o Paraná, 70 concentradores de oxigênio para o Rio Grande do Norte e outros 50 concentradores para Rondônia.

Além disso, Rondônia também já recebeu 18 mil unidades de medicamentos para tratamento da Covid-19, dentre os quais estão neurobloqueadores e sedativos.

*Fonte: Agência Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Mais de 50 mortos por inundações no oeste do Afeganistão

Inundações repentinas no oeste do Afeganistão mataram pelo menos 50 pessoas nas...

Operações policiais matam 17 pessoas por dia no Brasil, mostra Mapa da Segurança Pública

Operações policiais realizadas no Brasil ao longo do ano passado...

Lista de prioridades para receber a restituição do IR 2024 muda após cheias no RS

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 começa...
%d blogueiros gostam disto: