Governo do Estado auxilia no escoamento de 10 toneladas de café para a empresa Três Corações

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), ajudou a escoar 10 toneladas de café produzidos pela agricultora Eliane Malesk, do município de Apuí (a 455 quilômetros de Manaus). A produção de grãos, pronta para ser torrada e moída, foi comprada nesta semana pela empresa Três Corações, uma das maiores do setor no país.

A ADS intermediou e organizou a logística do escoamento pelo programa Balcão de Agronegócios, com parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). Cerca de 50 produtores de Apuí são assistidos pelo programa na cidade.

Os municípios da calha do Madeira sofrem com a seca intensa, mas Apuí mantém sua produção agrícola. O município se destaca pelo seu potencial agropecuário, principalmente na produção de café, que foi introduzida pelos imigrantes, em sua maioria do Sul do país, desde a sua fundação.

”Mais uma vez, cumprimos com a missão de promover a articulação entre os produtores rurais e o destino dos seus produtos, visando o desenvolvimento da economia e o atendimento às demandas dos produtores amazonenses”, afirmou a presidente da ADS, Michelle Bessa.

Os agricultores amazonenses interessados no cultivo do café recebem mudas selecionadas pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) em parceria com o Idam.

“Esta ação é resultado da sinergia entre todos os agentes do Sistema Sepror, no qual o Idam não tem medido esforços para levar assistência técnica e extensão rural aos municípios amazonenses”, declarou o presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Esta ação impulsionou o desenvolvimento da agricultura em um momento crítico diante da seca severa. Atualmente, o café é a principal fonte de renda da família da agricultora Eliane Malesk, que participou de todas as etapas desde a capacitação para o plantio correto até o escoamento.

“O acompanhamento dos técnicos do Governo do Amazonas é importante, principalmente, pelo conhecimento que nos ajudam a evitar o desperdício e contribuem para o sucesso da produção”, disse a agricultora.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Maria Berklian, influencer do bordão “Tá barato”, morre aos 87 anos

Maria Berklian, influencer que ficou conhecida como “Rainha do Brasil”...

Homem é preso com 700 kg de cocaína escondidos em caminhão baú em Manaus

Um homem, de 51 anos, foi preso em flagrante...

Mensagens vazadas entregam suposto caso de Tirullipa com filha de ex-assessor

O humorista Tirullipa está agora no centro de uma polêmica daquelas: ele...

Lançamento da FIGA 2025 reforça candidatura de Manaus ao selo de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco

Evento marcou início da contagem regressiva para a maior...